20 anos do El Corte Inglés em Portugal

Hoje, 23 de novembro, o El Corte Inglés comemora o dia em que, pela primeira vez, abriu as suas portas ao público, um dia depois de, há exatamente 20 anos, ter feito a inauguração oficial, junto das autoridades. 

Para assinalar a data, está marcada uma celebração, pelas 18H30, no Pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, contíguo aos Grandes Armazéns, em Lisboa, para a qual estão convidados os clientes e inúmeras personalidades cujos contributos nas áreas dos media, do desporto, da cultura, da sociedade e da economia, contribuíram para enformar a personalidade da marca em Portugal e inspiraram a sua ação comercial e de responsabilidade social. 

Entre os convidados encontram-se Ana Moura, cujo percurso artístico, marcado pelo fado e pela incorporação de novas sonoridades, traduz os valores que a marca também procura preservar e cultivar: o respeito pela tradição e, ao mesmo tempo, a capacidade para incorporar novas linguagens e novas formas de chegar ao público. Além desta artista, são esperadas as presenças de desportistas, como Patrícia Mamona, atrizes, como Helena Isabel, Rita Pereira, Ricardo Pereira, João Baião e Silvia Rizzo, Salvador Mendes de Almeida, da Associação Salvador, além de muitas outras personalidades. 

A abertura do El Corte Inglés Portugal representou um grande marco na vida do grupo, uma vez que se tratou da primeira experiência de internacionalização dos Grandes Armazéns, pela mão do então presidente Isidoro Álvarez.  

O El Corte Inglés, que há 20 anos inaugurou com uma área de venda de 50 mil metros quadrados já conta, hoje, com uma área de 112 mil metros quadrados onde gera 4.800 empregos diretos. Entre as lojas físicas e on-line, o El Corte Inglés recebe anualmente cerca de 72 milhões de visitantes. 

O seu volume de negócios já alcança os 628 milhões de euros por ano, e a sua actividade gera 147 milhões de receitas para os cofres públicos. O negócio do El Corte Inglés em Portugal gera, segundo um estudo elaborado com critérios da consultora Deloitte, um impacto no PIB Nacional de 0,5%. 

Sendo o El Corte Inglés uma marca de comércio por natureza, a sua forma de estar no mercado não passa apenas pela compra e venda de bens e serviços, compreende uma missão, inscrita no código genético da marca e que passa pela integração na comunidade e por um profundo empenho nos assuntos de carácter social, desportivo e cultural das pessoas ao serviço de quem se coloca. 

No âmbito da sua responsabilidade social corporativa, a empresa tem-se envolvido em causas várias de carácter desportivo, social e cultural, que concretiza através de uma política de integração de pessoas com deficiência e de diversidade, apoio a instituições de carácter solidário e social, colaboração permanente com associações e instituições várias e atividades de promoção e valorização da cultura. 

Perseguindo a política de inclusão e diversidade, já emprega diretamente 2,3% de colaboradores com deficiência e continua a investir na formação e integração destes profissionais, tendo sido a primeira empresa do sector privado em Portugal a receber o selo de Entidade Empregadora Inclusiva, distinção que foi agora renovada com a menção de Excelência. 

Em simultâneo, tem-se comprometido com diversos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), designadamente nas áreas do ambiente e da utilização e comercialização de materiais e produtos sustentáveis, contando já com mais de 17 mil referências com estas características.  

Na área do Ambiente, a empresa tem aliás feito enormes investimentos em iniciativas de reciclagem, de combate à utilização do plástico e de valorização dos resíduos, sendo a primeira empresa em Portugal a receber o selo de RESÍDUO 0, atribuído pela AENOR. Dentro da responsabilidade social e com o planeta, a empresa e o grupo têm também investido na promoção e utilização de energias renováveis e em inúmeras ações que visam mitigar a pegada ambiental. 

O El Corte Inglés orgulha-se de casar a tradição, a sua génese, com a sua capacidade de resiliência e inovação. De olhos postos no futuro, pela mão do seu diretor geral em Portugal, Enrique Hidalgo, a marca iniciou um processo de transformação digital em todas as suas áreas, sejam elas serviços, processos ou recursos humanos tornando a empresa e os colaboradores mais capazes de responder às exigências da atualidade e às novas necessidades dos clientes. 

O El Corte Inglés Portugal aposta cada vez mais no que de melhor se produz no país e, por isso, criou este ano um marketplace, através de um protocolo celebrado com a AICEP, para promover no mercado onde o El Corte Inglés opera, sobretudo em Espanha, as melhores marcas portuguesas e o melhor de Portugal.   

A aposta na proximidade dos clientes passa igualmente pelo investimento na abertura de novos canais de distribuição e de comunicação com os clientes, seja através do site, seja através das aplicações que permitem respostas mais ágeis e mais eficientes. A operação do El Corte Inglés tem como missão principal oferecer aos clientes tudo o que possam desejar, onde e quando precisarem.   

Além dos investimentos no desenvolvimento de novas soluções de comércio on-line e multicanal, a empresa tem, no seu plano estratégico, a intenção de investir num Grande Armazém na cidade do Porto, com capacidade de atração e uma oferta qualificada.   

Em dia de aniversário, o El corte Inglés reitera o compromisso com os seus pilares fundacionais – a confiança, o serviço, a qualidade, a garantia e o sortido –, independentemente da plataforma utilizada, seja nas lojas físicas ou on-line