Prémio K.Tech: escolhido o projeto vencedor

O projeto JobCoach foi o vencedor do Prémio K.Tech, integrado no maior concurso de empreendedorismo nacional – o Concurso Banco Montepio Acredita Portugal. O prémio, orientado para ideias de negócio relacionadas com novas tecnologias de informação (TI) e com a sua implementação em áreas de negócios tradicionais, está a cargo da KCS IT. Pelo quinto ano consecutivo, a consultora é venture partner da iniciativa.

Num contexto de procura de emprego que pode ser incerto e confuso, em que faltam o acompanhamento personalizado e os recursos, o JobCoach apresenta-se como uma plataforma digital que agiliza a entrada dos estudantes no mercado de trabalho, fazendo um match entre finalistas e o mercado e mudando o paradigma atual de recrutamento ao eliminar pain points recorrentes. A plataforma disponibiliza um processo, no final do qual se recebe um selo de qualidade, que oferece os métodos, as ferramentas e o coaching necessários para a integração dos alunos no mercado de trabalho.

Joana Eitner, cofounder da JobCoach, aponta a relevância da participação no concurso: «Ajuda-nos a manter motivados a não desistir do projeto e perceber que todos os negócios passam por dificuldades e obstáculos que implicam trabalho, dedicação e persistência para serem superados. Por outro lado, foi bastante importante para networking e criação de uma rede de empreenderes dispostos a ajudar-nos nas suas respetivas áreas. Por último, ensinou-nos a vender e a falar sobre o nosso negócio, adaptando o pitch ao público em questão.»

A iniciativa serviu, também, para identificar novas necessidades, assinala a empreendedora: Novas necessidades como aumentar a equipa ou subcontratar determinados serviços como copywriting e development e iniciar a oficialização da empresa, visto que vários futuros passos dependiam da mesma.»

A equipa da KCS IT é parte ativa deste processo de apoio e mentoria, através do acompanhamento ao desenvolvimento e avaliação dos projetos no decorrer das várias fases do concurso. À JobCoach, a consultora disponibiliza agora o acesso a uma bolsa de horas para a implementação de melhores práticas, uma intervenção que tem em vista a sua entrada no mercado.

.

Parceria para potenciar o espírito empreendedor

A parceria com a Acredita Portugal é encarada pela KCS IT como a oportunidade para, numa altura em que o mundo vive uma realidade completamente inesperada, continuar a inovar, a acreditar e a apoiar o espírito empreendedor, dando origem a um momento dinâmico e de recuperação económica.

A apetência e capacidade para inovar e apresentar soluções originais para as necessidades identificadas no mercado são destacadas pela equipa da consultora, que constata nestes cinco anos de participação na iniciativa uma evolução da qualidade e sofisticação das ideias apresentadas.

Se anteriormente a maioria dos projetos procurava apenas uma transição de um formato físico para o digital, hoje em dia a seleção inicial é mais criteriosa e as ideias apresentadas são mais inovadoras e primam pela diferença que podem realmente fazer no mercado. Além disso, todos os participantes revelam uma maior capacidade e preparação para os momentos de apresentação e avaliação, respondendo com mais qualidade às solicitações e questões com que se deparam no decorrer do concurso.

Tiago Farinha, diretor geral da KCS IT, afirma: «Ao longo desta parceria temos sido constantemente surpreendidos e ficado impressionados com a forma como os concorrentes acreditam e mantêm a fé nos projetos que apresentam. É bastante motivador ver como se empenham nas suas ideias e como defendem aquilo que fazem, além da enorme capacidade de contornar obstáculos e ultrapassar as dificuldades que possam surgir. Todos os projetos que surgem neste concurso são exemplos fortes da capacidade de fazer diferente, de encontrar respostas para lacunas no mercado e na sociedade e de responder a necessidades gerais do mundo atual – seja em que área for.»

.

Aposta estratégica na inovação

O empreendedorismo e a inovação fazem parte da estratégia global da KCS IT e estão refletidos no negócio, projetos e parcerias desenvolvidos pela consultora, tendo em vista a resolução de necessidades a nível corporativo e da sociedade em geral e a contribuição para um mundo melhor e mais sustentável.

Ao concurso, a KCS IT traz este histórico, segundo Tiago Farinha: «Temos a experiência e o know-how para apoiar tanto startups como empresas já estabelecidas no mercado. Através de um processo de mentoria, mas também do apoio na gestão de projetos e até no desenvolvimento de aplicações e software, conseguimos ajudar ideias a serem concretizadas e projetos a crescerem. Fazemos uma análise que tem tanto de dedicada como de exigente, no sentido de perceber que candidaturas têm realmente futuro.»

Nesta visão de apoio ao desenvolvimento das empresas insere-se o lançamento, já este ano, de uma nova área de consulting services, onde está integrada a procura pela inovação. Também neste eixo, e em conjunto com o Governo Regional dos Açores, a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e a Academia de Código, a KCS IT desenvolveu um hub de inovação na ilha Terceira: a Terceira Tech Island. Além de objetivos ligados à solidariedade social, transformação profissional e desenvolvimento desta localização, o projeto tem como foco principal a orientação de soluções para a inovação e a criação de produto.

.

A KCS IT

A KCS IT oferece hoje um conjunto multifacetado de serviços que passam pelo outsourcing, pela consultoria estratégica (com serviços como Research&Development, Team as a Service e Delivery Center) e pela formação. Essa diversidade reflete-se num vasto grupo de clientes oriundos de diferentes sectores e indústrias.

Com uma equipa inovadora e ágil, flexível e dedicada, a consultora cresceu para se tornar numa empresa que é reconhecida pela sua experiência em gestão de projetos através da implementação de boas práticas internacionais como PMI e alinhada com as soluções Microsoft, Esri, Salesforce e SAP.

Ao longo do tempo, a KCS IT desenvolveu a sua presença internacional, possuindo atualmente presença em vários pontos de Portugal (Lisboa, Porto, Leiria e Ilha Terceira), Bélgica e Luxemburgo.

.

O Concurso Banco Montepio Acredita Portugal

O Concurso Banco Montepio Acredita Portugal é uma iniciativa sem fins lucrativos que organiza o maior concurso anual de empreendedorismo em Portugal, com mais 10 mil projetos empreendedores todos os anos e um total de 100 mil projetos apoiados. Os seus parceiros ajudam a impulsionar empresas ou projetos numa fase inicial, oferecendo desde mentoria e formação a investimento e inúmeros prémios. Informações adicionais aqui.