Politécnico de Setúbal celebra ciência com a comunidade

A Semana da Ciência e da Tecnologia (SCT) regressa este ano ao formato presencial, entre 22 e 26 de novembro, voltando a abrir as portas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) aos alunos e professores das escolas secundárias e profissionais, e oferecendo, pela primeira vez, um programa de debates, música e de Ciência Cidadã, aberto à comunidade externa.

Evento que já se tornou incontornável no calendário escolar da região, recebendo anualmente várias centenas de alunos, a SCT propõe nesta edição que os laboratórios das suas escolas superiores de Tecnologia, em Setúbal e no Barreiro, se transformem em Escape Labs com vários enigmas para resolver, na semana em que se celebra o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro).

Dividindo-se entre as componentes lúdica e pedagógica, o programa oferece um conjunto de experiências desenhadas para despertar o interesse dos jovens pelos universos da ciência e da tecnologia, e que representam igualmente uma oportunidade privilegiada para conhecer de perto a oferta formativa do IPS, assim como os respetivos corpo docente, projetos de investigação e equipamentos. Serão contemplados domínios como biotecnologia, engenharias civil e química, tecnologias do petróleo e bioinformática, ministrados na ESTBarreiro/ IPS, engenharias mecânica, eletrotécnica e de computadores, informática e automação controlo e instrumentação, e tecnologias do ambiente e do mar, biomédica e energia, disponíveis na ESTSetúbal/IPS.

Além das visitas aos laboratórios, a SCT irá proporcionar igualmente um debate e reflexão sobre o tema «O Futuro da Engenharia Civil em Portugal», a decorrer no dia 23 de novembro, pelas 15H00, no Laboratório de Engenharia Civil da ESTBarreiro/ IPS, com transmissão em direto na página do IPS no YouTube. A iniciativa contará com as intervenções do administrador da Mota-Engil Engenharia, Miguel Boavida, e do diretor do sector público do Grupo Casais, Carlos Fernandes, ficando a perspetiva da academia a cargo do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, e da coordenadora do curso de licenciatura em Engenharia Civil da ESTBarreiro/ IPS, Cristiana Pereira. Durante cerca de uma hora e meia irá discutir-se a agenda, as tendências do sector e os desafios atuais da profissão, bem como as competências necessárias para satisfazer as exigências do mercado de trabalho, num debate moderado pelo jornalista e diretor do jornal «Rostos», António Sousa Pereira.

No dia 25, o programa «Música e Ciência» está de regresso ao IPS para um concerto-conferência em torno da temática «Alterações climáticas: E Agora?». A obra musical Poslúdio em Lá Menor, de Miguel Sobral Curado, será interpretada pelo agrupamento Percussões da Metropolitana, sob direção do maestro Marco Fernandes, estando a conferência a cargo de António Vallêra, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), está agendada para as 14H30, no Auditório Nobre do IPS.

A encerrar, a 26 de novembro, pelas 18h00, o IPS ruma até à Casa da Baía, no centro de Setúbal, para partilhar com a comunidade alguns projetos com impacto no território envolvente, num espaço aberto à discussão de temáticas relacionadas com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Mais informações sobre o programa da Semana da Ciência e Tecnologia 2021: Gabinete de Imagem e Comunicação do IPS, por e-mail (gi.com@ips.pt).