«Como se Fosse um Romance»
Uma viagem pela história do cinema

A história do cinema conta já com 125 anos de arte, inovação, tecnologia e reinvenção. E Mário Augusto – contador de histórias por excelência e profundo conhecedor da «sétima arte» – é a pessoa perfeita para a narrar.

Texto: Redação human

.

«Como se Fosse um Romance», de Mário Augusto, livro editado pela Bertrand, não é uma abordagem técnica, mas antes uma pesquisa guiada pela curiosidade. Retrata a iniciativa, o brilhantismo, as paixões, os conflitos e os grandes momentos de 125 anos de filmes. Tem todos os ingredientes de um bom romance, e deve ser lido como tal.

Da invenção dos primeiros projetores às mais modernas inovações em efeitos especiais, do cinema mudo aos grandes clássicos dos nossos tempos, esta crónica abrangente do cinema é para todos os que já se encantaram com uma grande história de amor, riram com uma comédia de Buster Keaton ou se arrepiaram com o realismo científico de «2001: Odisseia no Espaço».

«Como se Fosse um Romance» fala-nos das inovações tecnológicas, de marketing, de financiamento, dos avanços e recuos na forma de lidar com estrelas e paparazzi e das inúmeras vidas que o cinema vem tendo, procurando sempre renovar-se e manter a sua vitalidade, mesmo face à poderosa concorrência do streaming.

O livro, que chega às livrarias a 18 de novembro, é ilustrado por André Carrilho, recentemente galardoado com o Grande Prémio Hiii Illustration 2020 e o Prémio Nacional de Ilustração. Já o prefácio é da autoria do realizador e professor universitário Jorge Paixão da Costa, que afirma: «Ler este livro é como entrar numa sala de cinema há muito vazia, acender o projetor e, da sua luz, começarem a desfilar diante dos nossos olhos as imagens mais intensas que vimos, que queremos descobrir nos filmes; que vimos ou que sonhamos ver e rever. É como viajar nas estórias da história do cinema, espreitando as cores do cinema a preto-e-branco; é como ouvir os sons do cinema mudo, desfilando ao longo dos anos pela história de uma das mais expressivas artes da Humanidade, a sétima.»

O lançamento de «Como se Fosse um Romance» terá lugar no Centro Multimeios de Espinho, no sábado, dia 20 de novembro, às 17H00. O livro será apresentado por Jorge Paixão da Costa e contará com a presença do autor.