IPS regressa aos webinars sobre desenvolvimento sustentável

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) regressa à reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de um segundo ciclo de webinars, que arranca já na próxima quarta-feira, dia 27, prolongando-se até dezembro.

Nesta segunda edição estão previstas seis sessões, igualmente de acesso livre a todos os interessados (link aqui), que agrupam as 17 metas de sustentabilidade das Nações Unidas em cinco grandes temáticas ou eixos de atuação, os chamados 5’Ps:  Prosperidade, Paz, Pessoas, Planeta e Parcerias.

A abertura do ciclo, em sessão agendada para dia 27 de outubro, pelas 10H00, estará a cargo de Mário Parra da Silva, presidente da Aliança dos ODS Portugal, e de Francisco Lopes, diretor de planeamento e de políticas de empresa do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, que abordam o tema «Agenda 2030 | ODS: Porquê e para quê?»

A 4 de novembro, pelas 10H00, discute-se o eixo da Prosperidade, numa conversa que contará com os contributos de Cristina Daniel, diretora executiva da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, e de Mário Ceitil, presidente da direção da APG – Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas.

Segue-se a 10 de novembro, pelas 15H00, a temática da Paz, num webinar protagonizado pela socióloga Maria João Freitas e por Maria do Carmo Pinto, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Para falar sobre o eixo de atuação Pessoas foram convidadas, na sessão de dia 25 de novembro, pelas 16H00, Tânia Barbosa, administradora da Fundação AMI – Assistência Médica Internacional, e Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género.

Dezembro é dedicado às temáticas do Planeta e das Parcerias. O primeiro webinar, no dia 6, pelas 11H00, será conduzido por Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e por Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.

Para encerrar o ciclo, dia 14 de dezembro, a partir das 11H00, estará em cima da mesa o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, uma reflexão que contará com os contributos de António Gomes Martins, membro fundador da Rede Campus Sustentável, Marcelo Bizerril, da FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, e de um representante GRACE – Empresas Responsáveis.

O programa completo encontra-se disponível no portal do IPS, aqui.