CEGOC assume novos compromissos de responsabilidade social corporativa

A CEGOC, empresa destacada em transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações, em alinhamento com todas as filiais do grupo internacional CEGOS, prepara-se para assumir e desenvolver novos projetos de responsabilidade social corporativa (RSC) distribuídos por quatro grandes eixos: Ambiente, Sociedade, Práticas Laborais e Clientes.

Esta nova missão, que será uma das prioridades estratégicas de todo o grupo nos próximos anos, tem como principais objetivos:

– construir uma política própria de RSC que posicione a CEGOS como um grupo mais consciente, transparente e responsável em relação ao impacto das suas decisões e atividades;

– integrar as questões e competências de RSC na nossa oferta de (trans)formação a fim de apoiar e acompanhar os nossos clientes nestas temáticas.

Vejamos os quatro eixos prioritários:

– Ambiente: Adoção de medidas para a transição climática, ecológica e digital – promoção da mobilidade sustentável; diminuição da pegada ambiental e preservação do planeta através da reflorestação.

– Sociedade: Adoção de uma abordagem responsável e democratização do acesso à educação e formação – compromisso com os 10 princípios do Pacto Global; desenvolvimento de uma política filantrópica corporativa que promova a educação e a inclusão, assim como a formação gratuita a pessoas prioritárias e/ ou sem acesso a formação.

– Práticas Laborais: Desenvolvimento de uma cultura de RSC e promoção do bem-estar e compromisso dos colaboradores – promoção de maior consciencialização dos colaboradores do Grupo sobre a RSC; melhoria da qualidade de vida no trabalho de todas as equipas CEGOS e promoção da diversidade e inclusão.

– Clientes: Apoio aos clientes na sua própria jornada de RSC – criação de uma oferta de formação em RSC sólida e visível; Integração da diversidade e inclusão nos percursos de aprendizagem CEGOC e promoção da abordagem de RSC junto dos clientes, mostrando as convicções e comunicando as ações desenvolvidas.

Catarina Correia, head of marketing and communication na CEGOC, refere: «Este novo compromisso de RSC conta com o envolvimento de todos os colaboradores do Grupo e assume contornos não só locais (junto das comunidades onde a CEGOC e as suas congéneres internacionais estão inseridas), como também globais, seguindo as orientações do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pela Organização das Nações Unidas. Em breve serão comunicadas as primeiras ações e iniciativas… Mas até lá, esta é uma excelente altura para recordar (ou partilhar com quem ainda não conhece) os apoios e projetos incríveis que já existem e fazem parte da nossa jornada de RSC como grupo internacional.»

.

Projetos de RSC em curso no Grupo CEGOS

O Grupo CEGOS tem vindo a apoiar várias iniciativas e associações que promovem a democratização do acesso à educação/ formação, assim como a inclusão social, digital e até desportiva em todo o mundo. Deixamos a seguir alguns exemplos de projetos em linha com os três grandes valores do grupo: Compromisso, Agilidade e Partilha

– Promoção da inclusão digital através da Associação Emmaus Connect: Através desta parceria, a CEGOS compromete-se a realizar até quatro percursos de aprendizagem de 20 horas para até 40 participantes. Este compromisso permite o acesso ao conhecimento e a inclusão digital de pessoas mais desfavorecidas e vulneráveis, dotando-as de competências digitais essenciais para a realização de atividades do dia-a-dia, tais como encontrar um emprego na Internet, saber comunicar e obter informações através de várias ferramentas, plataformas e canais digitais, aceder aos seus direitos, entre muitas outras.

– Apoio ao programa da UNICEF «GIRL POWER», na Costa do Marfim: Como mecenas da UNICEF desde 2016, a CEGOC continua empenhada em apoiar financeiramente o programa «GIRL POWER», na Costa do Marfim (San Pedro e Abidjan). Este programa integra atualmente 300 jovens com idades entre os 16 e os 24 anos, provenientes de contextos de abandono escolar, desemprego/emprego precário, violência sexual, entre outros. Ao funcionar como ponte de transição entre estes contextos críticos e os centros de formação e capacitação, o projeto «GIRL POWER» proporciona a estas jovens novas ferramentas e oportunidades para entrarem no mundo profissional, participarem ativamente na vida comunitária e tornarem-se mulheres autónomas, esclarecidas e conscientes do seu papel e contributo para a sociedade.

Proteção e integração social de jovens através da ONG Paris-Tegu: A CEGOS apoia, desde 2020, a associação Paris-Tegu, uma organização não governamental (ONG) franco-hondurenha dedicada à proteção e à integração social/profissional de jovens desfavorecidos na região de Tegucigalpa, capital das Honduras. Através desta parceria, a CEGOS ajuda a financiar uma das escolas desenvolvidas pela associação – ao todo, apoia 16 jovens, dos 17 aos 22 anos, com dificuldades económicas, sociais e/ ou educacionais, que veem assim reunidos os meios e condições para desenvolverem as suas capacidades e tornarem-se adultos responsáveis, ativos, capazes e portadores de valores e mudanças.

– Patrocínio da tenista paralímpica Pauline Déroulède rumo a Paris 2024: Por encarnar perfeitamente os valores do Grupo: Compromisso, Agilidade e Partilha, a CEGOS decidiu tornar-se patrocinador oficial da atleta Pauline Déroulède, ajudando-a na conquista do seu sonho – tornar-se campeã paralímpica na modalidade de Ténis em Cadeira de Rodas em Paris 2024. Depois de um brutal acidente que resultou na amputação da sua perna esquerda e em longos períodos de adaptação, sofrimento e reabilitação, Pauline é hoje uma defensora da inclusão desportiva e da igualdade de género, assim como um exemplo de coragem, resiliência e determinação que inspira a CEGOC e todos nós.