Novo executive director da Claranet Portugal

A Claranet anunciou que Alexandre Ruas (na foto) é o seu novo executive director em Portugal.

Licenciado em Engenharia de Telecomunicações e informática pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Alexandre Ruas (na foto) tem uma pós-graduação em Gestão pelo ISCTE Business Scholl, especialização em Negociação pela Católica Lisbon Scholl of Business e ainda especialização em Estratégia Digital pelo INSEAD.

Iniciou a sua carreira no ano de 2003 como investigador, com principal foco no desenvolvimento de redes wireless 802.11x, numa parceria entre o ISCTE e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Posteriormente, entre 2004 e 2011, enquanto engenheiro e consultor, participou em vários projetos estruturantes para o desenvolvimento tecnológico em Portugal, colaborando com empresas como Altice, NOS, Vodafone, Nokia ou NOWO. Em 2012, a convite da NOS Comunicações, assumiu a Direção Comercial e de Operações, responsável pela estratégia, pelo negócio e pelas operações técnicas dos sectores B2B e B2C na Madeira.

Entre novembro de 2015 e setembro de 2020 liderou a Unidade de Telecomunicações e Media da Capgemini Engineering em Portugal, que foi eleita pela revista «Exame» e pela Deloitte para o ranking «500 Maiores & Melhores 2019», como «Melhor Empresa do Segmento de Tecnologia, Media e Telecomunicações em Portugal». Já no final de 2020, liderou toda a estrutura de Operations e Delivery da Capgemini Engineering Portugal e Global Engineering Center, com uma equipa de 1.800 engenheiros focados na entrega de projetos de software e serviços de telecomunicações para vários países da Europa e para os Estados Unidos.

Fundada em 1996, a Claranet é uma tecnológica que tem operações em 10 países (Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Itália, Suíça, Brasil e Estados Unidos). Tem mais de 10.000 clientes empresariais, mais de 2.500 colaboradores (700 em Portugal), 24 escritórios (quatro em Portugal) e 45 datacenters (dois em Portugal)