MEDWAY associa-se à artista Kruella D’Enfer
Promover o comboio através da arte

A MEDWAY apresentou a sua primeira locomotiva decorada, com uma instalação da artista visual e ilustradora portuguesa Kruella D’Enfer, que irá percorrer Portugal para promover o uso do comboio enquanto meio de transporte mais sustentável.

Texto: Redação Human

.

A iniciativa da MEDWAY insere-se no âmbito do «Ano Europeu do Transporte Ferroviário», definido pela União Europeia e enquadrado no seu compromisso para alcançar a neutralidade climática até 2050.

Carlos Vasconcelos, presidente da MEDWAY, refere: «É com enorme gosto que lançamos nos carris esta nossa locomotiva ornamentada com uma peça de arte de uma artista tão relevante. Esperamosque esta locomotiva, que faremos chegar a todo o país, ajude a sensibilizar a população para a importância urgente de tomar opções mais sustentáveis em prol do nosso planeta, que é a casa de todos nós.»

Por sua vez, Kruella D’Enfer assinala: «É uma grande honra, como artista, ter sido convidada para este projeto, no qual os valores da MEDWAY se cruzam com os meus, na luta por um planeta mais sustentável. As laterais desta locomotiva são uma viagem por paisagens ilustradas, com destaque para o início dos caminhos de ferro em Portugal, passando pela representação da atual locomotiva elétrica, aos colaboradores da empresa, ao dia-a-dia e à visão de uma criança em busca de um futuro mais verde e colorido. Algo que pode ser visto e apreciado por todos, de norte a sul do país.»

A ferrovia é o transporte de mercadorias mais sustentável, permitindo uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2 eq, face ao mesmo transporte por modo rodoviário; redução essa que pode chegar aos 74%, se o transporte for efetuado com recurso exclusivo a locomotivas elétricas, como é o caso desta locomotiva intervencionada.

A locomotiva decorada pela Kruella D’Enfer percorrerá todo o território português, fazendo os habituais percursos dos serviços ferroviários realizados pela MEDWAY.

De referir que a MEDWAY é um operador logístico e o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica, capaz de oferecer soluções de logística integradas. Detém uma vasta frota de locomotivas e vagões – 69 locomotivas (35 elétricas e 34 a diesel) e 2.917 vagões – assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário. Faz parte da MEDLOG, um operador logístico com atividade em mais de 70 países.