Critical Software procura voluntários para apoiar crianças e jovens do básico e do secundário

Depois de um projeto-piloto de três meses, em que os colaboradores da tecnológica apoiaram individualmente mais de 30 jovens alunos do fim do primeiro ciclo e em início de escolaridades pluridocentes, a Critical Software decidiu agora alargar o âmbito do projeto neste início de ano escolar com o intuito de chegar até 200 crianças, de norte a sul do país. As inscrições já estão abertas e decorrem até ao dia 5 de outubro (ver aqui).

Para integrar a equipa de voluntários da Companhia do Estudo, os interessados devem frequentar ou ter já concluído formação superior e passar por um processo de seleção e formação.
Além do apoio a crianças no primeiro e do segundo ciclos, a iniciativa passa também a incluir sessões de mentoria para jovens do terceiro ciclo e secundário e acrescenta outros dois programas, um focado em ensinar programação (Scratch) e robótica nas escolas primárias e outro que, contando com a colaboração de entidades e outras empresas, pretende organizar eventos que levem a cultura, a ciência e o desporto até às crianças.

Em todos os programas, a missão dos voluntários é inspirar, motivar e apoiar crianças e jovens vindos de contextos desfavoráveis a alargar os seus horizontes, contribuindo para uma formação inclusiva e enriquecedora. Depois do sucesso do projeto piloto que decorreu entre abril e julho, a iniciativa está de regresso e irá continuar durante todo o ano letivo que agora se inicia, mantendo o objetivo de apoiar na compreensão da matéria lecionada e contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais como a autoconfiança e a autoestima, necessárias para atingir o sucesso escolar.

Patrícia Garcia, responsável pelo programa na Critical Software, refere: «O contexto pandémico trouxe grandes desafios ao nível do acesso à educação, agravando as desigualdades sociais e prejudicando o interesse e compreensão das matérias. Por essa razão, sentimos que fazia sentido criar uma iniciativa que ajudasse a contrariar esta tendência. Começámos por incentivar os colaboradores da Critical Software a acompanhar algumas crianças em situações mais desfavoráveis e o resultado deixou-nos muito satisfeitos. O seu envolvimento e dedicação a este projeto teve resultados muito positivos e que se refletiram, desde logo, na motivação e determinação das crianças em relação ao estudo. Isto é algo que nos deixou muito satisfeitos e com vontade de convidar a comunidade em geral a juntar-se agora a este projeto. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença no futuro destas crianças.»

A iniciativa conta, desde o início, com o apoio da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), que ajudou na conceção do projeto e na preparação e acompanhamento contínuo dos mentores, e da Portugal Inovação Social, que identificou as oportunidades de implementação do projeto.

No dia 28 de setembro, às 14H00, irá decorrer um webinar de esclarecimento (ver aqui) para que todos os interessados possam saber mais sobre a Companhia do Estudo e esclarecer todas as dúvidas.