Mas afinal como está o mundo?

Neste artigo convido os leitores a responderem a algumas perguntas que surgem no início do livro «Factfulness», de Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund.

Texto: Rita Castaño

.

As perguntas são as seguintes:

1) Qual é atualmente a esperança de vida no mundo? A) 50 anos B) 60 anos C) 70 anos

2) Como mudou o número de mortes anuais devidas a desastres naturais durante os últimos 100 anos? A) Mais do que duplicou B) Manteve-se idêntico C) Diminui para mais de metade

3) Quantas pessoas no mundo têm algum acesso a eletricidade? A) 20% B) 50% C) 80%

São 3 de 13 perguntas do livro referido acima.

Provavelmente, os leitores ficarão surpreendidos por todas as respostas serem a C, porque contraria a visão negativa e alarmista que muitos temos do mundo atual.

O livro «Factfulness», que é de fácil leitura, leva-nos a refletir sobre a forma como vemos e interpretamos o mundo que nos rodeia e provoca uma mudança dessa reflexão, deixando a mesma de ser feita por uma análise subjetiva e passando a estar mais orientada para factos concretos.

Muitas são as causas de vermos a realidade pela lente negativa: as dicotomias «bom versus mau», «nós versus os outros», o medo, o sentido de urgência, a culpabilização, termos dificuldade em dar proporção aos temas, entre outros fatores.

A realidade é que podemos ter uma perspetiva de que de facto há várias áreas a nível mundial que estão más, o que não contraria que ainda assim o mundo esteja melhor que nunca.

Esta perspetiva pode ajudar muitos de nós a termos uma forma de estar menos alerta, menos ansiosa, menos numa cultura de medo, passando a uma visão mais positiva, com mais esperança de que, enquanto humanidade, estamos a percorrer uma trajetória que nos pode deixar orgulhosos.

Leiam o livro e comprovem como, mesmo que haja muito por conquistar, existe um percurso de melhoria de condições de vida que tem sido contínuo a nível mundial.

Se sentem que querem apostar numa forma de estar na vida mais otimista, contactem-nos. Teremos todo o gosto em estar convosco na descoberta do lado positivo da vida.

.

»»»» Rita Castaño é fundadora, partner e coach da GO Coaching

.

Nota: foto GO Coaching.