AM Experience Group com trabalho híbrido para melhorar produtividade e felicidade

O AM Experience Group, empresa especializada em criar experiências de entretenimento familiares, decidiu adotar um modelo de trabalho híbrido, que concilia os sistemas remoto e presencial, tendo como focos principais a produtividade, o bem-estar e a satisfação dos seus colaboradores e clientes. No mês que marca o regresso ao trabalho da maioria dos portugueses, o grupo decide implementar a política de recursos humanos «Reset», com vista a aproveitar as mais-valias do teletrabalho mas também a motivar a troca de experiências e trabalho de equipa que o escritório proporciona.

Tendo em conta que a pandemia trouxe mudanças significativas para os modelos de trabalho e a jornada tradicional de trabalho já não é uma opção para uma grande parte das empresas, o AM Experience Group, em linha com a necessidade de criar condições de trabalho cada vez melhores e mais apelativas para as suas pessoas, de garantir uma política de colaboração mais personalizada, mas nem por isso com menores resultados e que permita à empresa manter-se mais competitiva na atração e retenção do talento, optou por adotar uma série de medidas tendo por base princípios de equilíbrio e estabilidade.

Nuno Barbot, o chief executive officer (CEO), refere: «Sentimos que a figura do teletrabalho, que já estava prevista na empresa antes da pandemia, veio para ficar e permitiu alertar-nos para o facto de o mesmo permitir manter ou mesmo aumentar a produtividade das organizações e, na maior parte dos casos, a satisfação e felicidade dos colaboradores. Por outro lado, em alguns momentos observaram-se maiores desafios, quer na adoção dos princípios e valores que pretendemos ver refletidos no dia-a-dia, quer no fomento de um genuíno sentimento de pertença à equipa/ família AM.»

Partindo desta reflexão e de um questionário que fez aos 35 colaboradores, a empresa adota um modelo de trabalho, que permite aproveitar dois dias de trabalho em modo remoto e os restantes nas suas instalações em Braga e no Porto. O responsável refere também: «Em alguns períodos do ano, poderá ainda aplicar-se um regime mais intensivo de teletrabalho, sempre que for considerado do interesse de ambas as partes. Para funções em que o teletrabalho não se possa aplicar, como em logística, produção ou operações, entra em vigor um período de descanso adicional, rotativo entre a equipa, que permita que às sextas-feiras à tarde todos os colaboradores folguem, mantendo sempre um elemento para resposta a qualquer questão. A empresa espera que com esta atitude todos cumpram com maior motivação as suas responsabilidades e deveres.»

Criando esta metodologia de trabalho, o AM Experience Group acredita que uma vez ultrapassada a crise sanitária, o grupo irá retomar o crescimento que, entre 2015 e 2019, foi anualmente de 13,4%, em média, bem como manter os elevados níveis de produtividade demonstrado, mesmo no período pandémico.

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O AM Experience Group

Empresa especializada em criar experiências de entretenimento familiares o AM Experience Group está no mercado há 20 anos. Criado em Braga, onde mantém a sua sede e o seu armazém, o grupo foi lançado por Pedro Martins, quando tinha pouco mais de 20 anos. Na altura, o fundador trabalhava na Telepizza e fazia truques de magia, enquanto estudava num seminário. A empresa está organizada em quatro áreas: AM Live, responsável pela conceção de espetáculos teatrais musicais no gelo, como «Peter Pan no Gelo», «O Feiticeiro de Oz no Gelo» ou «Alice e o País das Maravilhas no Gelo» (guião de Nuno Markl) e outros tipos de experiências de entretenimento para famílias; AM Illumination & Arts, responsável por projetos de iluminação e de decoração de Natal em centros comerciais e municípios de países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, etc; AM Fun Play & Ice – experiências em pistas de gelo, parques de diversão temáticos e experiências de aventura; e AM Immersive & Digital – instalações de arte multimédia, exposições expandidas e experiências imersivas.