Pequena História da Psiquiatria
Novo livro de José Luís Pio Abreu

Pequena História da Psiquiatria, do professor e decano psiquiatra José Luís Pio Abreu, é editado na próxima terça-feira, 14 de setembro, pela Dom Quixote. O autor do bestseller Como Tornar-se Doente Mental faz no novo livro a sua versão da história da disciplina que exerce há quase cinco décadas, para depois se centrar no atual estado da saúde mental em Portugal.

Texto: Redação Human

.

Editado pela Dom Quixote, o livro Pequena História da Psiquiatria, de José Luís Pio Abreu, aborda a história da disciplina, sem esquecer o estado da saúde mental em Portugal nos tempos que vivemos. O autor assinala a propósito do livro: «Iremos dos tempos da sua fundação, quando se navegava no escuro, até às fascinantes descobertas que iluminam hoje o seu futuro. A história que escrevo é filtrada por mim, apresento os protagonistas e o modo como ficaram conhecidos e seguidos em Portugal. O que eu quero mostrar é como muitas formas de ver as doenças mentais e teorizar sobre elas foram efémeras e se basearam em pressupostos errados. A Psiquiatria não é uma especialidade médica, mas sim o terceiro ramo da Medicina, que lida com a informação. O primeiro ramo é a Medicina Interna, que lida com a dinâmica corporal, estudada na Fisiologia. O segundo ramo é a Cirurgia, que lida com a matéria corporal, estudada na Anatomia.»

Ao longo de cinco décadas de atividade profissional, José Luís Pio Abreu tem desenvolvido e orientado investigação no âmbito da psiquiatria biológica e psicoterapias. É ele próprio que refere: «Ser psiquiatra é o maior desafio que um médico pode enfrentar. No seu conjunto, a Medicina sempre foi um desafio, mas a crescente especialização de alguns médicos, cada vez mais ajudados pela tecnologia, torna o seu trabalho pessoal mais simples. No entanto, os médicos e cirurgiões generalistas ainda enfrentam o desafio. Os psiquiatras também o fazem, mas de um modo mais abrangente. Muito terão que descobrir sobre as doenças mentais, para não falar da mente, e terão de contar ainda com os fatores ligados ao ambiente, à família, à sociedade e à cultura. E embora já disponham de recursos muito eficazes, o seu desafio continuará.»

José Luís Pio Abreu (n. 1944) foi psiquiatra do Hospital da Universidade de Coimbra e professor associado da Faculdade de Medicina. Publicou vários livros, entre os quais Quem nos Faz como Somos, O Bailado da Alma, Estranho Quotidiano e Como Tornar-se Doente Mental.