Pós-graduações da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica

Da Negociação de Conflitos e da Gestão no Futebol aos Direitos Humanos e até ao Direito Intelectual: que formação devo escolher? O Direito é uma área transversal que está presente em várias profissões. Neste sentido, torna-se importante escolher, ao longo da carreira, formações complementares que representem uma valorização profissional e também pessoal. Na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica existe um conjunto de pós-graduações, em parceria com diferentes empresas e organizações, tão diversas como Direito Administrativo, Organização e Gestão no Futebol Profissional, Direito da Família Empresária, Direitos Humanos, Tecnologia, Sector Imobiliário, entre outras. 

 Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, explica: «São cursos focados na transmissão e na discussão de conhecimentos com relevância prática direta, tendo como destinatários os profissionais do Direito que, numa fase mais precoce ou mais avançada da sua carreira, estejam à procura de atualizar ou de aprofundar conhecimentos em áreas específicas.» 

Em regime presencial, on-line ou combinado, as pós-graduações contam com um corpo docente de académicos portugueses e estrangeiros, assim como profissionais com experiência relevante nos diferentes ramos. A Pós-graduação em Direito Intelectual, por exemplo, proporciona aos seus auditores o contacto, de forma sistemática e em profundidade, com os problemas fundamentais do Direito Intelectual à luz do novo Código da Propriedade Industrial e da nova diretiva sobre Direito de Autor. Já a Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos foi criada em conjunto por duas faculdades da Universidade Católica no Porto – a Escola do Porto da Faculdade de Direito e a Faculdade de Educação e Psicologia – em conjunto com a Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa. Uma formação interdisciplinar única que alia a teoria e a prática dos direitos humanos.  

De assinalar que o primeiro curso reconhecido pelo Ministério da Justiça que dá acesso à profissão de mediador nos sistemas de mediação pública é a Pós-Graduação em Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos. Criado em parceria com o ICFML – Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos, garante certificação para julgados de paz, centros de arbitragem de conflitos de consumo, processos judiciais e mediação internacional privada.