Em 2011, ano da sua fundação, a LGSP – Lufthansa Ground Services Portugal, a primeira empresa portuguesa detida a 100% pelo grupo Deutsche Lufthansa AG, iniciou os seus trabalhos com quase quatro dezenas de funcionários. Desde então, foi diversificando o seu portfolio e expandindo o seu negócio, oferecendo hoje em dia os seus serviços nas áreas da assistência a passageiros, gestão operacional, apoio à internacionalização de empresas e organização de eventos através das suas marcas LGSP Events e a LGSP Sports.
Em ambiente de pandemia, que tanto afetou as suas principais áreas de negócio (aviação comercial e eventos), a LGSP mostrou a sua resiliência, criando produtos para apoiar outras empresas.
Assim, criou um serviço inovador de verificação de certificados de saúde antes da viagem, o que permitiu que ao celebrar este aniversário emblemático de uma década ao serviço da indústria do turismo português nenhum dos colaboradores estivesse em lay-off.
«Os passageiros submetem a documentação aquando do check-in on-line, reduzindo o tempo de espera nos aeroportos e assegurando que o passageiro assim tem toda a documentação de saúde necessária», refere Paulo Geisler, administrador Executivo da LGSP. Tal deu origem ao recém-criado «Health Check Support Center», baseado no Porto, que tem absorvido a maior parte das contratações referidas.
«2020 e 2021 revelaram-se anos vitais para a nossa empresa, menciona ainda Paulo Geisler, acrescentando: «Tivemos que que repensar todo o nosso modus operandi. Conseguimos reinventar-nos e o ano em curso está a revelar-se um ano de crescimento, tendo sido já contratados 100 novos funcionários.»
Paulo Geisler recorda ainda que «a LGSP é neste momento uma das maiores empregadoras de origem alemã com sede na capital nortenha».
Paralelamente, a LGSP, em colaboração com a Edenspiekermann, está a desenvolver uma app, a «CheckCheckFly.com», que visa a mesma verificação para viagens e outras áreas que exijam verificação de documentos, como é o caso dos eventos.
Desde a sua criação em 2011, a inovação e a otimização de processos operacionais nos serviços aeroportuários transformaram a LGSP num competence center global especializado em áreas chave da aviação comercial, servindo à partida do Porto mais de 325 aeroportos no mundo.
.
A LGSP Sports
Num período tão difícil para o turismo desportivo, a LGSP Sports foi responsável entre outros pela realização do training camp no Algarve das seleções de atletismo do Qatar e do Uganda, no âmbito da preparação dos atletas para Jogos Olímpicos.
«O país detém equipamentos e condições de excelência que têm de ser potenciados quer a nível nacional, quer internacional», afirma Paulo Geisler. «É isso que vamos continuar a fazer com a ajuda dos nossos parceiros.»
.
O futuro
A LGSP está a estudar novos projetos para o centro de serviços no Porto. «É com muito orgulho que assistimos a este desenvolvimento da nossa empresa mesmo em situações adversas como neste período de pandemia. Os nossos clientes continuam a acreditar na capacidade, na flexibilidade e na qualidade da LGSP em áreas muito sensíveis e que requerem um serviço de excelência. Para a LGSP Sports e LGSP Events existem projetos a curto e medio prazo muito interessantes para Portugal», refere ainda Paulo Geisler. «Infelizmente, devido à pandemia a comemoração do aniversário teve de ser adiada.»