Accenture vai adquirir consultora especializada em serviços de engenharia

A Accenture está em processo de aquisição da Umlaut, uma empresa de consultoria e serviços de engenharia com sede em Aachen (Alemanha). O objetivo da operação é ampliar significativamente a capacidade de engenharia da Accenture para ajudar as empresas a usarem tecnologias digitais como cloud, inteligência artificial e 5G para transformar a forma como projetam e fabricam os seus produtos, e como integram a sustentabilidade.

Com a aquisição da Umlaut, a Accenture acrescentará mais de 4.200 novos engenheiros e consultores, líderes da indústria em 17 países, à sua área da Industry X e aumentará as suas capacidades em vários sectores, incluindo automóvel, aeroespacial e defesa, telecomunicações, energia e utilities. Industry X combina o poder dos dados com os recursos digitais da Accenture, aliado a um profundo conhecimento de engenharia, para assim oferecer aos clientes um amplo conjunto de serviços para digitalizar as suas funções de engenharia, produção e operações. Desta forma, melhoram a produtividade, aceleram a transformação de hardware em software integrado e permitem um desenvolvimento de produtos mais rápido e flexível.

Julie Sweet, chief executive officer (CEO) da Accenture, assinalou: «Já antecipávamos que o digital acabaria por ser aplicado nas empresas transversalmente, desde o design e a engenharia até ao fabrico de produtos. E há quase uma década que a Accenture tem vindo a desenvolver competências únicas e a firmar parcerias essenciais, para conseguir combinar o poder do digital com os serviços de engenharia tradicionais. A Covid-19 acelerou a necessidade das empresas de transformarem as suas atividades essenciais e a umlaut, com os seus serviços de engenharia altamente especializados, vai melhorar a nossa capacidade de responder a uma procura cada vez maior, e ao mesmo tempo permitir-nos continuar a levar inovação aos nossos clientes.»

A Accenture está a expandir os seus serviços de Industry X num momento em que o software determina cada vez mais o sucesso do mercado de plataformas, produtos e serviços em todos os setores que exigem a incorporação de inteligência artificial (IA). No entanto, num estudo com mais de 1.500 executivos, esta organização global de serviços profissionais descobriu que apenas 38% das empresas implementaram pelo menos um projeto para digitalizar a sua engenharia e produção.

Nigel Stacey, global lead da Accenture Industry X, referiu: «Trazer engenharia digital de nível mundial e conhecimento especializado de produção aos nossos clientes, ajudá-los-á a escalar rapidamente, acelerar o seu crescimento, melhorar a produtividade e segurança e incorporar o fator sustentabilidade nas suas operações. De consumidores a I&D [investigação e desenvolvimento], passando pela cadeia de abastecimento e produção, e vice-versa, as empresas que conseguem usar o poder dos dados e do digital para criar valor tornar-se-ão – e manter-se-ão – relevantes, resilientes e responsáveis.»

A pandemia mostrou que as operações e cadeias de abastecimento da maioria das empresas estão longe de ser flexíveis o suficiente para responder às crises. As tecnologias digitais podem ajudar a mitigar dificuldades, por exemplo, permitindo a rápida mudança de fábricas para operação remota ou através da disponibilização de informações, quase em tempo real, sobre desenvolvimentos e mudanças na procura. Espera-se, também e cada vez mais, que as empresas funcionem com maior responsabilidade e contribuam para uma economia circular através do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis.

Os recursos da Umlaut abrangem serviços de engenharia tradicional e digital, teste e validação de produtos inteligentes e conectados, consultoria de estratégia, de processos e organizacional e ainda desenvolvimento de produtos de hardware e software.

Marc Peter Althoff, chief technology officer (CTO) da Umlaut, destaca: «Os líderes de negócio, em muitos setores que enfrentam a convergência do mundo digital e de produtos, estão à procura de um parceiro em quem possam confiar, que entenda a sua linguagem e os possa, realmente, ajudar a navegar em cada etapa da jornada para alcançarem resultados tangíveis em engenharia e produção. Estamos muito satisfeitos por trazer a nossa cultura única de engenharia e consultoria, e um profundo conhecimento e ampla experiência na indústria, para a Accenture Industry X e, em conjunto, desenvolvermos capacidades e serviços para ajudarmos, com sucesso, os clientes no seu processo de transformação.»

A Umlaut será a próxima empresa de uma série de 22 aquisições que a Accenture tem vindo a fazer desde 2017 para desenvolver as suas capacidades em Indústria X.