Taguspark apoia empresas com 750 mil euros para minimizar impacto da pandemia

Desde março de 2020, o Taguspark – Cidade do Conhecimento já apoiou com cerca de 750 mil euros as empresas residentes. Estas medidas, que têm como objetivo ajudar os negócios que se viram afetados pelo contexto da pandemia, envolveram a grande maioria dos lojistas e cerca de 20 empresas.

No combate ao impacto causado pela pandemia, o Taguspark tem vindo a desenvolver uma série de medidas de apoio às empresas e lojistas instaladas no maior parque de ciência e tecnologia de Portugal. A maioria dos apoios incide na carência sobre rendas, condomínio e outros serviços fornecidos pelo Taguspark, mas também houve um acréscimo de compras e aquisição de bens e serviços em algumas superfícies comerciais residentes no parque, contribuindo para a vitalidade dos negócios internos.

A Incubadora Taguspark, a única no sul do país com laboratórios preparados para start-ups de química, bioengenharia e ciências da vida, esteve particularmente visada nas medidas de apoio, uma vez que conta com a instalação de novas empresas e start-ups que, no arranque e no desenvolvimento de atividade, necessitam de incentivos e de uma rede de suporte reforçada. De salientar que a Incubadora Taguspark é a única incubadora nacional que esteve na génese de um dos unicórnios portugueses, a Talkdesk.

Eduardo Baptista Correia, chief executive officer (CEO) do Taguspark, assinala: «Estas medidas fazem parte da nossa missão rumo ao Parque Mais Cívico da Europa, onde valorizamos o bem-estar e a implementação de boas práticas fundamentais para a nossa comunidade. Como tal, cientes do contexto desafiante que várias empresas e lojistas enfrentam, decidimos avançar com apoios através da atribuição de carências e suspensão de faturação, com soluções personalizadas e adaptadas às diferentes áreas de negócio, para minimizar o impacto da pandemia.»

Com o evoluir do contexto imprevisível que se vive, o Taguspark continuará a monitorizar as necessidades do seu ecossistema, revendo apoios e definindo soluções à medida das empresas e espaços comerciais que o integram.

Adicionalmente, o Taguspark tem realizado esforços de modo a atrair público para os espaços comerciais, tendo retomado em maio de 2021 os concertos de verão e tendo optado por manter as exposições de arte durante todo o ano, respeitando as normas de segurança impostas pelo contexto atual.