Doutor Finanças aposta no bem-estar dos colaboradores

O Doutor Finanças, empresa especializada em finanças pessoais e familiares, vai avançar durante o mês de agosto com uma medida experimental, na qual irá encurtar o horário de todos os seus colaboradores, instituindo a semana de trabalho de quatro dias. A empresa, que tem vindo a reforçar um conjunto de boas práticas ao nível de recursos humanos, apresentou no seu plano de crescimento o aumento da equipa com a contratação de cerca de 50 pessoas em 2021. Neste momento, existem 12 vagas abertas para recrutamento (ver aqui).

A iniciativa é inspirada no modelo islandês que, durante quatro anos, testou a semana laboral de quatro dias, sem quebras de produtividade. Esta experiência procura promover uma maior conciliação profissional, pessoal e familiar, e prova que pessoas mais felizes são também mais produtivas.

Irene Vieira Rua, diretora de recursos humanos do Doutor Finanças, assinala: «Pretendemos estar na vanguarda de iniciativas como esta, que colocam o bem-estar e o equilíbrio da vida dos colaboradores em primeiro plano. A ideia não é nova, porém, a pandemia da Covid-19 veio dar-lhe um empurrão. A semana de quatro dias de trabalho tem sido já equacionada em vários países, que começam a tomar posições sobre a redução ou flexibilidade dos dias laborais. Pretendemos fazer parte das empresas pioneiras a testar o modelo em Portugal.»

Assim, ao longo de quatro semanas no mês de agosto, todos os colaboradores do Doutor Finanças terão a semana de trabalho reduzida em oito horas. Para continuar a assegurar o serviço, os colaboradores vão articular-se com os responsáveis de equipa para que todos usufruam de menos um dia de trabalho sem que isso afete o bom funcionamento da empresa.

.

Programas de apoio e flexibilização do trabalho

Com o contexto de pandemia, a empresa tem vindo a reforçar a sua atuação na gestão de recursos humanos, contribuindo para o bem-estar das suas pessoas. Além da flexibilização laboral para diminuir a dificuldade de gestão familiar em contexto de pandemia, teletrabalho e confinamento, a empresa criou em fevereiro de 2021 uma parceria para dar apoio psicológico gratuito a todos os colaboradores, desenvolvendo um plano de saúde mental Doutor Finanças que permite o acesso dos colaboradores a consultas gratuitas.

Foi também promovido um programa de webinares mensais em que se trata diversos temas como o feminismo, a superação pessoal, o burnout ou a sexualidade, assim como reuniões virtuais para a promoção de convívios e reforço da proximidade e do sentido de pertença.

«Gerimos as nossas pessoas numa base sólida de proximidade, o que em termos práticos significa que estamos sempre atentos a todas as mensagens que nos chegam e, com base nelas, procuramos identificar soluções ajustadas às necessidades de cada um fomentando um clima de trabalho saudável e feliz», reforça Irene Vieira Rua.