Natixis em Portugal vai recrutar 400 colaboradores este ano

A Natixis em Portugal, que tem no Porto o seu Centro de Excelência, pretende contratar mais 400 colaboradores até ao final do ano. A empresa procura profissionais com diversos níveis de senioridade nas áreas da Banca, Finanças, Economia, Gestão, Direito e Tecnologias de Informação.

Estes novos profissionais integrarão equipas de Back-Office, Compliance, Sanções e Embargos, Know Your Customer, Know Your Supplier, Purchasing, Operações Financeiras, Gestão de Risco, Gestão de Recursos Humanos, entre outras, apoiando atividades em diferentes países e áreas de negócio. Nas áreas de tecnologias de informação (TI), a Natixis continua a procurar developers, application support engineers, business analysts, QA analysts, entre outras funções.

Nas 400 posições em aberto incluem-se vagas para perfis mais juniores, tendo sido criada a campanha «We want your brain», direcionada para jovens elegíveis para estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os recém-licenciados, sejam de formação tecnológica, administrativa ou financeira, podem submeter a candidatura aqui. As restantes vagas para integrar a equipa da Natixis em Portugal podem ser consultadas diretamente aqui.

Etienne Huret (na foto), diretor geral da Natixis em Portugal, assinala: «Quatro anos depois de termos iniciado o nosso percurso em Portugal, a ambição que temos é de continuar a expandir o nosso Centro de Excelência com o melhor talento. O Porto transformou-se no segundo hub mais importanteda Natixis na Europa, logo depois de Paris, e não temos dúvidas de que a nossa equipa foi um fator essencial para esse sucesso.»

A Natixis instalou o seu Centro de Excelência em TI no Porto em 2017, para internalizar grande parte dos seus serviços tecnológicos – até então assegurados por fornecedores externos ou equipas dispersas geograficamente – e, de forma integrada e transversal, dar suporte tecnológico aos serviços do banco em todo o mundo. O projeto tinha inicialmente como objetivo recrutar 640 colaboradores, mas hoje conta já com 1.200 colaboradores, de 21 nacionalidades.

O responsável acrescenta: «Apesar do crescimento, a nossa cultura e o nosso mindset mantêm-se. Continuamos a ser a melhor combinação de uma estrutura grande e sólida, com o espírito de uma startup. A nossa missão é transformar a banca tradicional ao desenvolver soluções inovadoras para o banco em termos de negócio, operações e cultura de trabalho no mundo inteiro. Para isso, temos de continuar a integrar profissionais que se identifiquem com a cultura da Natixis e que pretendam crescer com este projeto. Queremos ter na Natixis profissionais de referência e queremos que eles possam ir sempre mais longe, no impacto que têm na empresa e no sector, bem como nas oportunidades que a Natixis lhes possa apresentar. Estamos a investir cada vez mais no crescimento das nossas atividades de suporte à banca, com a aposta na criação de programas de formação específicos com entidades como a Porto Business School e programas de reskilling

Entre outras condições, a Natixis oferece aos seus colaboradores modelos de trabalho flexíveis, espaços de trabalho colaborativos, disruptivos e inspiradores, com destaque para o terraço, onde se encontra a horta urbana – Natixis Urban Garden –, e para os labs (laboratórios), com temas específicos e dedicados ao trabalho em equipa, desenvolvimento de carreira, que inclui a possibilidade de mobilidade interna e internacional, parcerias com universidades, programas de formação técnica, liderança, línguas e em competências sociais e metodologias dinâmicas de trabalho, com base na agilidade, na flexibilidade, no empreendedorismo e na criatividade.

A Natixis é a divisão internacional de banca empresarial e de investimento, de gestão de ativos, de seguros e serviços financeiros do Groupe BPCE, o segundo maior grupo bancário em França, com 31 milhões de clientes e duas redes de banca de retalho, Banque Populaire e Caisse d’Epargne. Com cerca de 16.000 funcionários em 36 países, tem uma série de áreas de especialização organizadas em quatro linhas principais de negócio: Gestão de Ativos e Património, Banca Empresarial e de Investimento, Seguros e Serviços Financeiros Especializados.