De Miguel Esteves Cardoso
Bertrand reedita «A Causa das Coisas» e «Os Meus Problemas»

«A Causa das Coisas» e «Os Meus Problemas», dois dos mais emblemáticos livros de Miguel Esteves Cardoso, têm agora novas edições, com prefácios de José Tolentino Mendonça e Maria Filomena Mónica.

Texto: Redação Human

.

A 15 de julho, a Bertrand faz chegar às livrarias novas edições de dois dos mais emblemáticos livros de Miguel Esteves Cardoso, que o consagraram como importante influenciador em Portugal. Isto depois de em 2020 ter dado início à reedição de toda a obra de um dos fundadores do semanário «O Independente», apresentando títulos como «O Amor é Fodido», com prefácio de Ricardo Araújo Pereira, e «Como é Linda a Puta da Vida», com prefácio de Valter Hugo Mãe. No final desse ano, lançou ainda a compilação «As 100 Melhores Crónicas».

«A Causa das Coisas», de 1986, tem agora prefácio de José Tolentino Mendonça, que escreve: «Constitui, como que a brincar, como se não o quisesse, um dos ensaios mais sérios, mais originais sobre o que somos.» Já «Os Meus Problemas», de 1988, tem prefácio de Maria Filomena Mónica, que considera as crónicas que aí reunidas «são de tal forma extraordinárias que é difícil escolher a melhor».