De Antonio Yachts Formentor D28
Um CUPRA para o mar

A equipa de Color&Trim da CUPRA concebeu um iate inspirado no CUPRA Formentor Vz5, em colaboração com a De Antonio Yachts. A utilização de novos materiais adaptados ao mar tem sido fundamental para levar a sofisticação da marca ao Formentor De Antonio Yachts D28. Couro vegan resistente aos raios ultravioleta, elementos metálicos e fibra de carbono são alguns dos destaques da nova criação da CUPRA.

Texto: Redação Human

.

«Nunca imaginei que veria um CUPRA Formentor a transpor as ondas, mas de facto fomos capazes de criar um», diz a responsável de Color&Trim Concept&Strategy da CUPRA, Francesca Sangalli, orgulhosamente, enquanto navega pelo porto de Barcelona a bordo do De Antonio Yachts Formentor D28. O asfalto transformou-se em água para este veleiro inspirado no CUPRA Formentor VZ5 que transmite todo o design deste modelo para um iate de alto desempenho, desenvolvido em colaboração com a construtora naval De Antonio Yachts, sediada em Barcelona.

.

Nascido para ser CUPRA

No seu objetivo de criar um universo de experiências em torno do automóvel que representa o estilo de vida da marca, a CUPRA decidiu também conquistar os mares. «Somos uma marca de Barcelona e temos uma ligação muito forte com o mar», diz Francesca Sangalli. Para isso, encontraram os parceiros perfeitos para a navegação, o estaleiro naval de Barcelona De Antonio Yachts, com o qual desenvolveram um showboat inspirado no Formentor VZ5. «Este tipo de embarcação, as suas dimensões e o design tinham todas as características para encaixar e combinar com a CUPRA enquanto marca. Quando olhamos para os dois juntos, percebemos que têm um mesmo código, um mesmo sentimento», acrescenta a designer.

.

Um desafio para unir dois mundos

A equipa de design da CUPRA tinha um desafio pela frente: «Queríamos trazer a essência do Formentor VZ5 para o iate, mas tínhamos de ter em conta alguns aspetos com os quais não lidamos ao conceber um automóvel, como a água salgada ou os efeitos do sol. Por exemplo, não podíamos utilizar os mesmos materiais que utilizamos num interior. Felizmente, temos as tecnologias mais recentes e demos um passo em frente ao conceber novos tecidos», explica Francesca Sangalli. Criaram um couro vegan resistente aos efeitos dos raios ultravioleta e testaram os materiais mais sofisticados para o iate, como madeiras duras, fibra de carbono e elementos metálicos presentes no CUPRA Formentor VZ5. «Foi ótimo aprender uns com os outros durante a conceção deste iate. Há muitas superfícies e detalhes, e conseguimos o equilíbrio perfeito entre os dois mundos com a combinação de materiais», diz Mariano Suñé, designer da De Antonio Yachts.

.

O ADN do Formentor VZ5

Para transmitir todo o desempenho e toda a essência do modelo exclusivo, utilizou-se exatamente as mesmas cores e os mesmos acabamentos que caracterizam o primeiro modelo 100% concebido e desenvolvido para a marca. «Pintámos o casco de Petrol Blue Matt e o resultado é espetacular. Combinámo-lo com o Black Chrome e aplicámos a nossa bandeira com a cor cobre a alguns detalhes para lhe dar um toque muito sofisticado, com um feeling motorizado que normalmente não se vê na construção naval», partilha Francesca Sangalli. O casco apresenta um toque único com linhas diagonais num acabamento diferente. «Conseguimos um efeito visual de movimento que dá ao iate o mesmo carácter poderoso do CUPRA Formentor VZ5», acrescenta Mariano Suñé.

.

Por terra e mar com o mesmo espírito

Este showboat é um exercício de design único que estabelece as bases para o lançamento de uma edição especial limitada do D28 nas cores e nos acabamentos icónicos da CUPRA, que estará à venda no final de 2021. O De Antonio Yachts D28 Formentor, inspirado no CUPRA Formentor VZ5, é apenas o primeiro projeto de ambas as marcas. Empenhadas na sustentabilidade, a CUPRA e a De Antonio Yachts estão atualmente a explorar a criação de um iate movido por propulsão híbrida para o próximo ano.

.

Algumas características:

»» CUPRA Formentor VZ5

– 390 cavalos de potência

– Motor de cinco cilindros

– Jantes de 20 polegadas

– Travões Akebono em cobre

– Difusor de fibra de carbono

– Quatro saídas de escape com ponteiras em cobre

»» De Antonio Yachts D28 Formentor

– 400 cavalos de potência

– Velocidade máxima de 40 nós

– 7,99 metros de comprimento