KCS IT aposta em business unit de serviços de consultoria

A área de consultoria da KCS IT cumpre seis meses como um dos quatro eixos da oferta da empresa de tecnologias de informação (TI), integrando soluções de Team as a Service, R&D (investigação e desenvolvimento), Projectos Turn Key e o Centro de Excelência Salesforce. Este departamento registou um crescimento notável com o aumento da dimensão da equipa, que já ascende a 30 pessoa,s e o desenvolvimento de serviços que trazem inovação e novas abordagens de serviço.

Jorge Vara (na foto), business division director da Business Unit de Serviços de Consultoria, assinala: «Com esta unidade e os serviços aqui implementados, pretendemos incorporar as principais competências e forças adquiridas pela KCS IT ao longo dos nossos anos de atividade – a capacidade de gerir equipas, a qualidade no recrutamento, a flexibilidade e rapidez de resposta, a eficácia na gestão operacional e técnica de projetos –, em novos modelos e novas formas de colaboração com os nossos clientes, direcionadas às necessidades e oportunidades de mudança que o mercado apresenta. Felizmente, o balanço claramente positivo destes primeiros seis meses de atividade valida plenamente os serviços e conceitos desenhados, aumentando a nossa vontade de crescer e ampliar os horizontes desta unidade a mais clientes e parceiros,»

A forte aposta nas mais recentes tecnologias, a adoção de modelos CI/CD e os processos cloud based são algumas das razões para o sucesso da área de consultoria da KCS IT ao longo destes seis meses. Mais do que a faturação alcançada e o crescimento da equipa, o primeiro semestre é assinalado pelo desenvolvimento significativo de áreas cruciais da empresa:

– Team as a Service – Trata-se de um serviço que consiste na existência de uma equipa dedicada, escalável e tecnicamente multidisciplinar que é gerida pela KCS IT com o intuito de materializar tecnologicamente os objetivos estratégicos do cliente, que mantém sempre o controlo e a decisão dos seus projetos sem ter a necessidade de se preocupar com outros temas como o recrutamento, a gestão de pessoas e todo o setup tecnológico da equipa. As soluções de Team as a Service faturaram até aqui 600.000 euros, com duas equipas.

– Research & Development – Foram já desenvolvidos dois produtos neste eixo, o e-Paperless e o BlueWave ID. O primeiro foi já aprovado para obtenção de fundos para investigação e desenvolvimento por parte da Agência Nacional de Inovação (ANI) e o segundo está pronto a ser submetido à mesma entidade. Ambos os produtos se focam na importância da sustentabilidade, sendo que o primeiro permite substituir as faturas em papel por documentos digitais, enquanto o segundo se foca na conservação da vida marinha.

– Turn Key Project – Trata-se de um projeto desenvolvido para o LNEG, bem como bolsas de horas em vários clientes, fruto do trabalho desenvolvido por cinco pessoas repartidas por vários projetos. Já foram atingidos os 100.000 euros de faturação.

– Centro de Excelência Salesforce – A KCS IT aposta no mercado global desta tecnologia com a conquista de projetos em Espanha, África do Sul, Singapura e Alemanha, tendo alcançado uma faturação de 650.000 euros. O objetivo passa por expandir a capacidade e o alcance da equipa: após o término de um programa de formação nesta solução, que decorre entre julho e setembro, serão mais cinco os consultores da KCS IT a trabalhar em SalesForce em regime nearshore, para clientes em qualquer parte do mundo.

Até ao final do ano, os objetivos da área de consultoria da KCS IT são claros: conquistar uma presença cada vez maior no mercado com a oferta de um conjunto de serviços que, cada vez mais, se provem benéficos para quem os adquire.

De assinalar que a empresa tecnológica tem 13 anos de existência e oferece hoje um conjunto multifacetado de serviços que passam pelo outsourcing, pela consultoria estratégica e pela formação. Esta diversidade reflete-se num vasto grupo de clientes oriundos de diferentes sectores e indústrias. A empresa desenvolveu a sua presença internacional, possuindo atualmente presença em vários pontos de Portugal (Lisboa, Porto, Leiria e Ilha Terceira), Bélgica e Luxemburgo.