Nova CEO da Ericsson Portugal

A presidência executiva da Ericsson Portugal vai ficar a cargo de Sofia Vaz Pires (na foto) a partir de 5 de julho de 2021. A chief executive officer (CEO), ao assumir a função, terá como objetivo continuar o trabalho e o percurso desenvolvido pela empresa em Portugal.

Sofia Vaz Pires dispõe de aproximadamente 20 anos de experiência em empresas líderes nos sectores de tecnologia e telecomunicações. O seu percurso profissional iniciou-se na Ericsson em 2004. Anos mais tarde, rumou a Londres e ingressou nos headquarters mundiais da BT PLC, onde chegou a assumir o cargo de vice-presidente EMEA [Europa, Médio Oriente e África] Telecom Sales. Em 2017, também em Londres, integrou a multinacional japonesa Ricoh Company Limited como vice-presidente para Global Business Development & EMEA Internacional Sales.

Mais recentemente, após regressar a Portugal, Sofia Vaz Pires assumiu um cargo de direção na NOS Comunicações, antes de se juntar novamente à Ericsson.

De destacar a sua vasta e diversificada experiência em mercados internacionais em várias empresas, funções e geografias, nomeadamente, Portugal, Espanha, Reino Unido e América Latina.

A profissional foi reconhecida publicamente pelo jornal «Expresso» em parceria com o Fórum de Administradores de Empresas (FAE) e o Ministério da Economia, entre outras entidades, com o prémio «Top 40 Under 40 Award».

Sofia Vaz Pires tem uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (especialização em Telecomunicações) pelo Instituto Superior Técnico e um MBA pela ESADE Business School, de Barcelona, ​​Espanha.

.

A Ericsson

A Ericsson permite que os fornecedores de serviços de comunicação desfrutem do valor total da conectividade. O portfólio da empresa abrange redes, serviços digitais, serviços de gestão e negócios emergentes e foi projetado para ajudar os clientes na transformação digital, aumentar a eficiência e encontrar novos fluxos de receita. Os seus investimentos em inovação proporcionaram os benefícios dos dispositivos e da banda larga móvel a milhões de pessoas em todo o mundo. As ações da Ericsson estão listadas na Bolsa de Valores de Estocolmo (Nasdaq Stockholm) e na Bolsa de Valores de Nova Iorque (Nasdaq New York).

Foto: Syncview