Politécnico de Setúbal acolhe «Conferência FORGES» em novembro

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promove com o Instituto Politécnico de Macau (IPM), no próximo mês de novembro, uma conferência onde a proposta é refletir sobre a cooperação entre as instituições de ensino superior de língua portuguesa face aos atuais desafios globais.

A décima primeira conferência da rede internacional FORGES – órum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa decorre entre 22 e 26 de novembro, em formato misto (on-line e presencial), prevendo-se que a componente presencial tenha lugar no campus de Setúbal do IPS, caso estejam reunidas as necessárias condições de saúde pública.        

O debate, sobre a temática geral «A Cooperação no Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa perante os Desafios Globais» organiza-se em sessões plenárias e em sessões paralelas especificas, abordando questões como Sustentabilidade e Sociedade, Ensino e Investigação, Acesso, Diversificação e Internacionalização, Transformação Digital, Políticas e Financiamento, e ainda Gestão, Liderança, Governo e Qualidade. As propostas de comunicação a apresentar pressupõem o envio de resumo alargado (entre 350 e 500 palavras) até ao próximo dia 30 de junho.

Estão igualmente previstas sessões especiais, subordinadas a outros temas considerados pertinentes e mobilizadores no contexto do ensino superior nos países e regiões de língua portuguesa. As propostas para sessões especiais requerem o preenchimento de um formulário próprio, disponível aqui.

A FORGES é uma associação que tem como principal missão a promoção de uma rede de estudo e investigação na área da gestão e das políticas de ensino superior no âmbito dos países de língua portuguesa. Envolve mais de 60 de instituições de ensino superior de língua portuguesa, distribuídos por quatro continentes e sete países, sendo o IPS um dos sete politécnicos portugueses associados.