A NOS é a primeira empresa portuguesa comprometida com o movimento mundial «Digital with Purpose», que reúne empresas de todo o mundo com a ambição de promover a sustentabilidade através das tecnologias e acelerar o cumprimento dos objetivos do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas até 2030.
Congregando entidades públicas, privadas e organizações não-governamentais (ONGs), este movimento mundial lançado pela Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI) tem como objetivo promover a criação de valor empresarial através da aceleração exponencial do poder da tecnologia digital rumo a um futuro mais sustentável para o planeta e para a sociedade.
O movimento teve hoje o seu lançamento oficial no European Union Digital Summit, em Lisboa, onde os chief executive officers (CEOs) das empresas envolvidas assinaram o compromisso formal («CEO Pledge») do «Digital with Purpose». O evento contou com a presença de instituições europeias e governamentais e decisores políticos, nomeadamente António Costa, presidente do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, David Maria-Sassoli, presidente do Parlamento Europeu, e António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.
Na adesão a este movimento, Miguel Almeida, presidente da Comissão Executiva da NOS, afirmou: «Enquanto empresa de referência no mercado português de telecomunicações, a NOS está ciente da importância da sua atividade e da sua responsabilidade enquanto agente da transformação social e económica. Através da tecnologia digital, temos uma oportunidade única de utilizar o nosso poder coletivo para acelerar a mudança e transformar o nosso presente num futuro melhor. Na NOS abraçamos este movimento enquanto parte do compromisso da empresa na construção de um mundo mais sustentável, certos de que iremos deixar uma marca positiva no planeta que deixamos às gerações vindouras.».
Já Luís Neves, CEO da GeSI, referiu: «Para o sector das TIC [tecnologias de informação e Comunicação] cumprir os ambiciosos objetivos do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são necessárias liderança e ambição visionárias e é um orgulho fazer parte de um movimento que tem como prioridade a saúde futura da nossa sociedade e do nosso planeta. À medida que entramos na quarta revolução industrial impulsionada por 5G, AI [inteligência artificial], IoT [Internet of Things] e Big Data, a sustentabilidade torna-se um elemento ainda mais importante para o nosso sector e para aqueles que dependem das novas tecnologias. Entusiasmados como estamos com o nosso futuro, temos também a responsabilidade de intensificar os nossos esforços e garantir que entregamos valor a toda a sociedade de forma aberta e transparente.»
O movimento integra mais de 40 empresas líderes do mundo em tecnologia, que agora se comprometem oficialmente a conjugar esforços para materializar esta ambição e cumprir um guião claro para endereçar os desafios globais da sustentabilidade em parceria com a comunidade internacional, governos, associações setoriais, ONGs e organismos terceiros.
Com vista a acelerar o impacto positivo através do uso da tecnologia, o projeto internacional identificou temas de impacto digital em cinco áreas prioritárias: Ação Climática, Economia Circular, Supply Chain, Inclusão Digital e Confiança Digital.
O movimento «Digital with Purpose» fornece o enquadramento e o quadro de referência que permite aos líderes das empresas materializar o seu compromisso na persecução de uma estratégia mais sustentável. As empresas serão avaliadas e receberão uma certificação que atesta anualmente o desempenho comparativamente ao quadro de referência do movimento.
Durante os trabalhos do European Union Digital Summit, a NOS esteve representada ao mais alto nível através da administradora executiva Filipa Santos Carvalho como keynote speaker, no âmbito do painel «Democracia digital para o bem comum: privacidade e segurança de dados, quem controla e quem decide?» e do administrador executivo Manuel Ramalho Eanes, no âmbito do painel «Mudanças climáticas: como acelerar o papel da tecnologia e que impacto devemos esperar?».
Mais informações sobre o movimento, incluindo os detalhes dos CEOs das empresas que já se associaram, aqui.