Bragança desafia as famílias a (re)descobrir a liberdade

Depois de, em 2020, ter posicionado Bragança como um destino “natural, seguro e autêntico”, conseguindo, assim, inverter parte das perdas verificadas no setor do turismo, fruto da pandemia, o Município de Bragança volta a apostar em “Bragança. Naturalmente!”, dando continuidade à estratégia iniciada em julho de 2020.

“O verão de 2020 conseguiu ser menos negro para o turismo no concelho de Bragança na sequência da campanha “Bragança. Naturalmente!”, que chegou a milhões de portugueses que, em plena pandemia, procuraram e encontraram em Bragança um destino com características únicas, onde puderam desfrutar de liberdade e segurança”, recordou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, realçando que, em 2021, o “Município de Bragança quer continuar a ser um parceiro dos empresários do setor do turismo, dando continuidade, para tal, a uma estratégia de promoção territorial e turística, através da qual pretendemos alcançar, ou mesmo ultrapassar, os bons resultados de 2020”. Recorde-se que “Bragança. Naturalmente!” faz parte de uma estratégia de marketing turístico definida pelo Município de Bragança, com horizonte a médio/longo prazo, que procura potenciar os recursos naturais e as características singulares da região, atendendo à oportunidade despoletada pela pandemia para os territórios do interior.

Resultados de 2020

A campanha de 2021 de “Bragança. Naturalmente!” procura dar continuidade à estratégia que se iniciou em julho de 2020, com o lançamento do vídeo Bragança. Naturalmente! (a primeira ação desta campanha promocional, cujo público-alvo eram os turistas nacionais), e que, só em dois meses, nas redes sociais, chegou a mais de um milhão de pessoas, das quais 27 por cento oriundas da área metropolitana de Lisboa, 21.4 por cento do Porto e 11 por cento de Braga. Números que se refletiram na evolução positiva do setor do turismo no concelho de Bragança, ao longo dos meses de verão. O turismo rural chegou a registar um crescimento assinalável comparativamente ao ano de 2019, após o arranque da campanha “Bragança. Naturalmente!”, apesar das condicionantes impostas pela pandemia.

No alojamento rural verificaram-se, nos meses de verão, taxas de ocupação próximas dos 100 por cento, o melhor ano de sempre, tendo-se registado um aumento significativo da estada média dos turistas (na sua maioria portugueses oriundos das áreas metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve), passando de uma média de uma/duas para cinco noites.

Já na cidade, as unidades hoteleiras, que sofreram quebras nas taxas de ocupação, conseguiram aumentar a estada média dos hóspedes (dos quais cerca de 90 por cento eram portugueses), que passou de uma para três noites, com impacto positivo na atividade económica local.

Uma nova campanha para 2021

Para 2021, a estratégia turística do Município é focada no turismo de experiências, seguro e autêntico, tendo como público-alvo os turistas nacionais, dadas as incertezas na evolução da pandemia, mais concretamente as famílias como grupo social de referência, com características sociodemográficas variadas.

Vídeo promocional da campanha aqui.