Dar voz aos colaboradores para reter talento

Uma comunicação interna fluida favorece o comprometimento dos colaboradores com as suas empresas, uma vez que os capacita e evita mal-entendidos. Segundo a Talentia Software, fornecedor especializado em soluções de software para gestão de rendimento financeiro e capital humano, fomentar um clima laboral de comunicação aberta e honesta é absolutamente fundamental nos tempos de distanciamento em que vivemos, e deve ser uma das principais prioridades dos departamentos de recursos humanos (RH).

A comunicação interna também é fundamental para uma boa gestão de RH, pois não só promove um bom ambiente de trabalho como facilita a retenção de talento. Para a cimentar, devem empregar-se estratégias como o feedback contínuo, a empatia para com as necessidades dos colaboradores e o interesse em organizar atividades fora do contexto laboral para os conhecer melhor, bem como aos seus hobbies e ambições.

Assim, a Talentia aponta quatro vantagens imediatas de uma estratégia de gestão de RH que dê voz aos colaboradores:

1. Retenção do talento Reter o talento é uma função essencial do departamento de RH, que tem também de controlar os custos da rotatividade das equipas e nutrir o compromisso dos colaboradores para que queiram ficar na organização. Neste sentido, uma comunicação fluida é a pedra angular para o desenvolvimento de quaisquer outras estratégias.

2. Satisfação dos colaboradores Um ambiente positivo promove o contentamento dos colaboradores: a sua motivação aumenta se souberem que podem falar sem receios e que vão ser ouvidos. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, colaboradores motivados são mais produtivos: verifica-se um aumento de 13% na produtividade quando as pessoas se sentem felizes no seu local de trabalho.

3. Colaboração eficaz Uma comunicação fluida também promove a colaboração bem-sucedida: evitam-se erros e o trabalho de equipa é mais harmonioso, favorecendo o cumprimento de objetivos e a produtividade geral.

4. Reforço da cultura empresarial Dar voz aos colaboradores é uma ferramenta potente para que estes se tornem verdadeiros embaixadores da empresa: os colaboradores felizes são a melhor «arma» de comunicação. A nível externo, eles podem promover a captação de novos clientes ou a atração de novo talento; internamente, reforçam a cultura empresarial, o que por sua vez fomenta a produtividade e motivação das equipas.

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Uma ferramenta para uma comunicação fluida

Para reforçar o desenvolvimento e a manutenção de uma comunicação fluida e dinâmica e promover uma cooperação eficaz entre equipas, a Talentia Software desenhou a ferramenta Social & Collaboration Software (ver aqui).

Com um design semelhante a uma rede social, esta solução ajuda as equipas a comunicar e a manter-se ligadas, promovendo diálogos construtivos através da partilha de conteúdos; e fomenta a colaboração, a confiança e a transparência dentro da empresa, reforçando uma cultura empresarial positiva. Trata-se de um software que está integrado na solução HCM da Talentia Software.