Fundação Pão de Açúcar – Auchan, 28 anos

A Fundação Pão de Açúcar – Auchan celebrou ontem, dia 29 de abril, 28 anos. Fundada pelos colaboradores para os colaboradores, e suportada pelo voluntariado destes, a instituição particular de solidariedade social (IPSS) aplica, em média, 500 mil euros por ano para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da Auchan Retail Portugal, das suas famílias e da comunidade. Desde 1996, a Auchan Retail Portugal já doou mais de 11 milhões de euros à fundação para apoiar os projetos desenvolvidos na área social.

Criada em 1993 por 115 colaboradores, quadros do então Grupo Pão de Açúcar, a Fundação Pão de Açúcar – Auchan nasceu com o objetivo de «promover o espírito de solidariedade e cooperação entre os Colaboradores do grupo». Três anos depois, com a aquisição do Pão de Açúcar pela Auchan Retail, a fundação viu o seu papel social inovador ser reconhecido pela empresa, que desde então tem assegurado à instituição os meios necessários para dar continuidade aos projetos desenvolvidos na área social, destinados aos colaboradores e ex-colaboradores da Auchan Retail Portugal e respetivos agregados familiares.

O Departamento de Ação Social da Fundação é constituído por uma equipa de assistentes sociais e psicólogas que, em conjunto com uma rede de delegados posicionados em todas as lojas e outros locais de trabalho, desenvolvem ações de carácter social que visam suprir necessidades básicas, sejam elas de alimentação, habitação, saúde e/ ou educação e até de lazer, como os campos de férias para filhos de colaboradores. Os apoios podem passar pela oferta de cartões de aquisição de bens alimentares de primeira necessidade, pela comparticipação em obras na habitação consideradas fundamentais, em rendas, em despesas com água, luz ou gás em atraso, pela comparticipação de terapias, ajudas técnicas para necessidades educativas especiais e pela comparticipação em consultas, meios auxiliares de diagnóstico, medicação, entre outras iniciativas.

O diretor executivo da Fundação Pão de Açúcar – Auchan, Pedro Pessoa Jorge, assinala: «Na Auchan, os colaboradores e o seu bem-estar são uma prioridade. A Fundação Pão de Açúcar – Auchan, suportada pelo voluntariado dos colaboradores da empresa, e apoiada pela Auchan Retail Portugal, permite que este ato de cuidar dos colaboradores seja ainda mais abrangente, não se esgotando na esfera profissional, ao apoiar os colaboradores em qualquer situação de dificuldade, seja ela pontual ou de carácter mais permanente. Atualmente, a fundação aplica, em média, 500 mil euros por ano para melhorar a vida dos colaboradores Auchan, tendo ajudado e impactado de forma muito positiva a vida de milhares de colaboradores e suas famílias ao longo destes 28 anos de vida.»

Até ao presente, cerca de 700 filhos de colaboradores já beneficiaram, por exemplo, de bolsas de estudo universitárias, que lhes permitiram ter a sua formação totalmente paga pela fundação. Muitos usufruíram também de incentivos por mérito e/ ou apoios a necessidades pontuais. Com o intuito de premiar o mérito dos filhos dos colaboradores da Auchan Retail Portugal, a Fundação Pão de Açúcar – Auchan atribui ainda, todos os anos, 20 Prémios de Mérito aos melhores alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

No âmbito da fundação existem ainda os colégios Rik&Rok, estabelecimentos de ensino na proximidade de lojas que visam facilitar a conciliação da vida pessoal e profissional dos colaboradores, mas abertos também a toda a comunidade, através da oferta de creches, jardins de infância com horários alargados, das 7H00 às 0H30, incluindo sábados e domingos, mensalidades em função do rendimento e um serviço de educação de excelência alicerçado no modelo pedagógico High/ Scope. O objetivo é abrir mais colégios, a curto-médio prazo, em particular na zona norte do país, de forma a cobrir a maior área de implantação das lojas Auchan em Portugal.