A partir de 6 de maio
«Citações e Pensamentos de José Saramago»

Uma antologia de grandes frases do único escritor de língua portuguesa vencedor do Prémio Nobel de Literatura é publicada pela Contraponto. O autor é Paulo Neves da Silva, criador do site Citador.pt.

Texto: Redação Human

.

A Contraponto publica a 6 de maio uma antologia de grandes frases de José Saramago. A organização é de Paulo Neves da Silva, criador do site Citador.pt, uma referência na partilha de citações, excertos de textos e poemas em língua portuguesa, e autor de outros livros de sucesso deste género.

«Citações e Pensamentos de José Saramago» inclui 640 citações, enquadradas em 280 temas, e ainda 20 textos breves. O livro surge numa altura em que estão prestes a assinalar-se 11 anos sobre a morte do único escritor de língua portuguesa vencedor do Prémio Nobel de Literatura.

José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo, e fez-se leitor na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa. Em 1947 publicou o seu primeiro livro, «Terra do Pecado», e em 1953 terminou o romance «Claraboia», publicado apenas após a sua morte. Foi editor, tradutor, crítico literário e jornalista. E, apesar de ter regressado à escrita em 1966, com «Os Poemas Possíveis», só em 1976 se instalou em Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra e fazer nascer o romance «Levantado do Chão» e o modo de narrar que passou a caracterizar a sua ficção e que hoje é conhecido em todo o mundo. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos como «Memorial do Convento», «O Ano da Morte de Ricardo Reis», «A Jangada de Pedra», «O Evangelho segundo Jesus Cristo», «Ensaio sobre a Cegueira» ou «A Viagem do Elefante». Recebeu o Prémio Camões em 1995 e em 1998 tornou-se o único autor de língua portuguesa distinguido com o Prémio Nobel de Literatura.