A tecnológica portuguesa BOOST IT fechou o ano de 2020 com um volume de negócios de 7,6 milhões euros, num crescimento de 44% face ao ano anterior. Cerca de 82% da faturação veio de mercados internacionais, com especial destaque para os da Europa Central e do Norte. O objetivo para 2021 é chegar aos 10 milhões de euros, previsão que deverá ser revista em alta tendo em conta os resultados animadores do primeiro trimestre.
Bruno Ribeiro, chief executive officer (CEO) da BOOST IT, referiu: «Queremos manter o forte ritmo de crescimento que sentimos desde a nossa fundação em 2018, tanto em Portugal como além-fronteiras. O grande desafio que definimos para 2021 em termos de internacionalização é a abertura de um escritório fora da Europa.»
Continuar a atrair e reter o melhor talento, como empresa onde as pessoas se sentem realizadas e têm oportunidade de crescer a nível pessoal e profissional, é outra prioridade. E que já tem contribuído decididamente para os resultados. Na edição deste ano do «Índice da Excelência», que analisa as boas práticas de gestão humana, a BOOST IT atingiu o primeiro lugar na categoria de médias empresas, «Criou-se uma mentalidade ganhadora na empresa e as pessoas estão sempre no centro da nossa estratégia. Quando juntamos a isto o tipo de clientes que conseguimos captar, com muita sofisticação tecnológica, criamos um ambiente propício à felicidade», destaca Nuno Melo, partner da BOOST IT.
Para reforçar este posicionamento, a BOOST IT nomeou Filipa Lopes como happiness and retention manager. Com background em psicologia, Filipa Lopes detém um grande entendimento e conhecimento sobre comportamento humano e uma carreira na empresa, sendo agora promovida para este novo desafio. Ela própria assinala: «O cenário atual é muito complexo, porque literalmente entrámos com o trabalho para dentro das nossas casas e das nossas vidas e o grande ponto de honra da BOOST IT tem sido a personalização. Não podemos ter a mesma abordagem com uma pessoa que vive sozinha que temos com outra que tem uma família e filhos pequenos. O ponto mais importante é conhecer os nossos colaboradores e as suas necessidades.»
«Tivemos também a preocupação de manter uma cultura de proximidade. Por isso, fazemos regularmente calls com toda a equipa, temos eventos de team building e estamos sempre a medir o seu grau de satisfação. Queremos que a BOOST IT seja uma verdadeira grande família empresarial», refere ainda Bruno Ribeiro, acrescentando: «A pandemia acelerou o processo de termos uma pessoa só dedicada a garantir que os nossos colaboradores estão bem, estão felizes e têm o que precisam do ponto de vista emocional.»
A BOOST IT avançou também com a contratação de Fábio Rosa como business unit director, um profissional com 10 anos de experiência, com o objetivo é criar e fortalecer uma unidade de negócio principalmente virada para o mercado nacional. «O mercado nacional atravessa grandes desafios na captação e na retenção de talento altamente qualificado e, por esse motivo, pretendo apoiar os nossos clientes em Portugal de forma muito próxima e intensa», salienta Fábio Rosa.
A BOOST IT foi fundada em 2018 com uma convicção fundamental, a de que a tecnologia pode ser utilizada para elevar as pessoas e melhorar o mundo. O seu valor acrescentado é antever mudanças e ter, de imediato, a capacidade de agir, através da transformação de ideias em inovações com serviços de outsourcing, recrutamento especializado e nearshore.