Em 2025
SEAT vai lançar um veículo elétrico urbano

A SEAT anunciou esta semana que vai lançar no mercado um veículo elétrico urbano em 2025. Com este automóvel, entrará num segmento de cerca de 20 a 25 mil euros, considerado essencial para tornar a mobilidade sustentável acessível à população de forma massiva e para alcançar os objetivos do «Green Deal». A unidade de produção deste veículo será anunciada nos próximos meses.

Texto: Redação Human

.

Na apresentação dos seus resultados anuais, a SEAT divulgou um ambicioso plano, denominado de «Future Fast Forward», cujo objetivo é liderar a eletrificação da indústria automóvel em Espanha. O principal motor deste plano é a produção de veículos elétricos urbanos em Espanha a partir de 2025.

O presidente da empresa, Wayne Griffiths, explicou: «Queremos fabricar veículos elétricos em Espanha a partir de 2025. A nossa intenção é produzir mais de 500.000 automóveis elétricos urbanos por ano em Martorell também para o Grupo Volkswagen, mas precisamos de um compromisso claro por parte da Comissão Europeia.»

A SEAT ambiciona não só produzir veículos elétricos, mas também liderar o desenvolvimento de todo o projeto do Grupo Volkswagen. «O plano é transformar o nosso centro técnico, o único no sul da Europa e um ativo essencial de investigação e desenvolvimento para a região», disse o responsável, assinalando ainda: «Acreditamos que é parte de nossa responsabilidade eletrificar todo o país. Há 70 anos colocámos este país sobre rodas. O nosso objetivo agora é colocar o país sobre rodas elétricas.»

O veículo elétrico urbano é um grande projeto em termos de volume potencial. Representa um marco importante no caminho da sustentabilidade e da luta contra as alterações climáticas e pretende ser o motor da transformação da indústria automóvel espanhola.

Wayne Griffiths sublinhou: «Elaborámos o plano, temos os parceiros certos e, de um modo geral, estamos prontos para investir. Este projeto pretende ser o motor da transformação da indústria automóvel espanhola. É necessário o apoio do governo espanhol e da Comissão Europeia neste plano transversal e nacional, para que o Grupo Volkswagen possa tomar a decisão final sobre a sua execução.»

Sendo o segundo maior produtor de automóveis da Europa, Espanha tem uma grande responsabilidade na concretização dos objetivos do «Green Deal» em 2030. Para tal, o projeto inclui a criação de um ecossistema de veículos elétricos, estimulando a procura e desenvolvendo infraestruturas de carregamento público. O próximo passo seria a localização da cadeia de valor do veículo elétrico, começando pelo ecossistema das baterias elétricas.

O «Future Fast Forward» serviria como uma força motriz para a criação de empregos, especialmente para os mais jovens. O projeto inclui a SEAT, bem como governos, centros de tecnologia e grandes, médias e pequenas empresas. 15 entidades participantes, de pelo menos seis sectores, apoiam o plano: Aeorum, Antolín, Asti Mobile Robotics, CaixaBank, Delta Vigo, Ficosa, Fisas Navarro, Gestamp, Iberdrola, Lithium Iberia, Mind Caps, Sayer Technologies, SEAT S.A., Sesé e Telefónica.