Ana Teresa Penim: Coaching e o sufixo «ING»

Numa iniciativa que começou a 3 de abril de 2020, a «human» partilha uma série de vídeos de curta duração sobre coaching, team coaching e mentoring, com o objetivo de oferecer reflexões, ferramentas e experiências que possam inspirar para a prática profissional enquanto coach, team coach, mentor, líder ou profissional de recursos humanos. Os vídeos são partilhados a cada semana, à quarta-feira.

Trata-se de vídeos da autoria de Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, e membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC), da ASESCO Asociación Española de Coaching. Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão são autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros. São ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

.

Vídeo 66: Coaching – O Compromisso do «ING», por Ana Teresa Penim

O sufixo «ING» é utilizado na língua inglesa para assinalar uma ação que perdura no tempo. Algo mais do que um evento pontual. Ao integrar o sufixo «ING», a palavra coaching assume-se como um processo, como uma ação continuada no tempo. E é exatamente por se tratar de um processo e não de uma ação avulsa que o coaching tem condições de facilitar uma transformação consistente e sustentável a quem dele beneficia. Assim, se é coach, responsável por um programa de coaching ou coachee, este vídeo incentiva-o a reconhecer a importância do processo e a comprometer-se com tudo aquilo que um processo de verdadeira transformação implica. Só assim se atingem resultados.

.