Novo conceito em coworking

O Avila Spaces está a dar continuidade à aplicação prática do seu mantra «Work. Relax. Enjoy» com o reforço de um protocolo que tem com o coworking açoriano de Ponta Delgada unOffice. Trata-se de uma parceria que começou em 2015 e que agora, sendo reforçada, permite inaugurar um novo conceito: os clientes do Avila e do unOffice passam a ter acesso a uma oferta integrada de serviços de trabalho remoto e de lazer nos Açores e em Lisboa, de forma gratuita, uma vez que não implica mais custos para quem já tem uma subscrição nos dois espaços de coworking. O foco na qualidade de vida é um dos grandes objetivos.

Carlos Gonçalves, chief executive officer (CEO) do Avila Spaces, assinala a propósito: «Num contexto de profundas alterações no mercado de trabalho e do modelo de negócio de coworking, este protocolo vai permitir, entre outros aspetos, ampliar a oferta de serviços para os trabalhadores remotos, tendo os Açores como um dos destinos de exceção para atividades de lazer.»

Por sua vez, Mónica Kaselyte, CEO do unOffice, refere: «Este é o momento de afirmação dos Açores como um destino de excelência para os trabalhadores remotos. O unOffice está muito empenhado em reforçar a sua oferta de serviços para este público-alvo, em parceria com o Avila Spaces, em Lisboa, numa altura decisiva de reorganização do nosso modelo de negócio de coworking.» 

A escolha dos Açores e de Ponta Delgada para lançar este novo conceito do Avila Spaces tem que ver com duas vantagens: a qualidade da oferta de alojamento que faz parte da integração de serviços que é proposta ao trabalhador remoto e a inexistência de massificação dos centros urbanos, o que neste período de pandemia se reflete num baixo risco de infeção, uma vez que a situação tem vindo a ser controlada nos Açores. A isto junta-se ainda a excelente cobertura de Internet de banda larga no arquipélago, o que permite que os clientes não só possam trabalhar no espaço de coworking unOffice como em vários outros locais descentralizados.

Carlos Gonçalves partilha ainda: «Não podemos ignorar o facto de a pandemia de Covid-19 ter vindo a acelerar o trabalho remoto, e os espaços de coworking têm de unir esforços para responder às necessidades dos profissionais que trabalham à distância. Mais do que nunca, estes remote workers querem estar integrados numa comunidade onde podem não só fazer networking, trocar experiências, usufruir de espaços confortáveis e tecnologicamente evoluídos, mas também ter acesso a um conjunto de atividades de lazer na região em que estão a trabalhar – é a realização plena do nosso slogan ‘Work.Relax.Enjoy’, aliado ao mote ‘Work Safe’, que adotámos em 2020.»

Num comunicado do Avila Spaces assinala-se que o mais recente relatório «The 2021 State of Remote Work», da consultora de marketing digital Buffer, mostra que a tendência do trabalho remoto, que já estava a fazer-se sentir no período pré-pandemia, acabou por acentuar-se nos últimos meses: «As intenções dos inquiridos são bem claras – 97,6% diz querer trabalhar remotamente, pelo menos por um período de tempo, até ao fim da sua carreira. Em relação aos benefícios deste conceito de trabalho, que não obriga a ter um espaço físico fixo, 32% dizem que a principal vantagem é não ter horários flexíveis e 25% apontam o facto de se poder trabalhar de qualquer lado, que é precisamente uma das características promovidas com o reforço da parceria entre Avila Spaces e unOffice.» O estudo completo pode ser consultado aqui.