João Alberto Catalão: Mentoring – Falácia do Custo Perdido

Numa iniciativa que começou a 3 de abril de 2020, a «human» partilha uma série de vídeos de curta duração sobre coaching, team coaching e mentoring, com o objetivo de oferecer reflexões, ferramentas e experiências que possam inspirar para a prática profissional enquanto coach, team coach, mentor, líder ou profissional de recursos humanos. Os vídeos são partilhados a cada semana, à quarta-feira.

Trata-se de vídeos da autoria de Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, e membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC), da ASESCO Asociación Española de Coaching. Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão são autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros. São ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

.

Vídeo 65: Mentoring – Falácia do Custo Perdido, por João Alberto Catalão

Depois de investir energia, dinheiro e/ ou tempo em algo, o ser humano pode criar alguma aversão a abandonar aquilo em que investiu. Isso deve-se ao facto de percecionar o abandono como uma forma de desperdiçar aquilo em que investiu, ainda que, na realidade, esse tenha sido já um custo perdido. Em mentoring é muito comum surgirem situações onde está presente a «Falácia do Custo Perdido». Este vídeo explora o que o mentor pode fazer perante essas situações.

Scroll to Top