Startup espanhola procura talento português qualificado

A aposta da Lingokids na diversidade como fonte de inovação é o que está a delinear a sua estratégia de recrutamento. Encontrar e reter talento altamente qualificado, sobretudo nas áreas mais tecnológicas, tornou-se num desafio para as startups, que o conseguem proporcionando condições de trabalho atrativas e fazendo uma proposta motivadora tanto a nível pessoal como profissional. É o caso da Lingokids, que tem atualmente abertas 21 vagas para engenheiros, cientistas de dados, programadores e outros perfis profissionais seniores.

O ecossistema empreendedor português não passou ao lado da Lingokids: não só pelo talento nacional que representa, mas também pelo talento estrangeiro que se tem fixado no país nos últimos anos. É por isso que a startup espanhola quer agora recrutar talento português para a sua equipa, podendo estes colaboradores manter-se em regime remoto e a trabalhar a partir de Portugal. Atualmente, a equipa da Lingokids é formada por cerca de uma centena de pessoas, de quase 20 nacionalidades, e a média de idades situa-se entre os 33 e os 34 anos.

Esta empresa, especializada na produção de conteúdos em inglês para crianças de idade precoce, triplicou o seu crescimento internacional em 2020 e conta com mais de 25 milhões de famílias a utilizar a sua app em todo o mundo. A Lingokids prevê contratar até 30 novos profissionais até ao final deste ano de 2021.

Atualmente, os postos de trabalho disponíveis direcionam-se sobretudo a perfis de engenheiros sénior: desde uma vaga para Tech Lead até vagas para peritos em desenvolvimento Full Stack, Backend (RoR), tecnologia móvel React Native ou dados. Nesta área dos dados procuram também um cientista de dados e um responsável pela ciência de dados e análise. Adicionalmente, existem várias vagas nas áreas de marketing, conteúdos e recursos humanos.

Criada em 2016, Lingokids é hoje considerada uma das startups de referência em Espanha, (o ano passado foi selecionada pelo LinkedIn para o seu Top10 de startups mais promissoras), e a sua evolução positiva deve-se, em grande parte, à aposta firme no talento e na diversidade enquanto fatores fundamentais para a inovação e o desenvolvimento.

Leticia Castro, chefe do Departamento People & Culture da empresa, assinala: «A diversidade, em toda a amplitude da palavra, é o melhor estímulo para a inovação. É por isto que na Lingokids procuramos talento sem olhar a género, idade, proveniência ou trajetória, e esforçamo-nos para que cada pessoa possa dar asas ao seu engenho e à sua criatividade. Adicionalmente, para atrairmos os melhores, oferecemos um salário e benefícios sociais apelativos, como seguro médico com modalidade de pagamentos flexíveis, aulas de idiomas gratuitas e formação paga, entre outras vantagens.»

Uma vantagem adicional que a companhia oferece, que faz parte da sua identidade desde a sua criação, e que tem vindo a ser consolidada ao longo dos anos como um diferencial que reforça a sua política voltada para os colaboradores, é a possibilidade de trabalhar remotamente, o que faz com que a localização geográfica não seja uma condicionante. «Os candidatos, assim como qualquer dos nossos colaboradores, podem viver em qualquer lugar de Espanha e até mesmo da Europa, devem no entanto demonstrar um alto nível de eficiência, liderança e autonomia para acrescentar valor à sua experiência, com uma visão aberta e transparente. Complementarmente, espera-se também que partilhem dos nossos valores e, claro, reúnam todos os requisitos técnicos que o posto exige», frisa Leticia Castro.

Tiago Pregueiro, português e vice-president do Produto da empresa, partilha: «Ser parte da equipa da Lingokids tem sido uma experiência incrível. O que torna a Lingokids um lugar fantástico para trabalhar é a equipa e a cultura da empresa. Temos grandes desafios pela frente, e por isso estamos a investir no crescimento da equipa durante o ano de 2021. Nesta fase de crescimento, procuramos pessoas que tenham experiência em construir um produto para milhões de utilizadores, que se sintam confortáveis em ambientes fast-paced, que sejam autónomos e que tenham também bastante ambição. Somos uma equipa pequena mas em crescimento acelerado e com a ambição de criar uma marca e um produto memoráveis, e precisamos de pessoas com talento para conseguir isso.»

Lingokids é a app de aprendizagem de inglês para crianças dos 2 aos 8 anos. Já foi descarregada por mais de 25 milhões de famílias de praticamente todos os países do mundo. A Lingokids colabora com organizações não governamentais (ONG’s) como a UNICEF, a Cruz Vermelha, a Save the Children, a Fundação Pies Descalzos, da Colômbia (criada por Shakira), ou a Fundação Queen Rania, da Jordânia, para acabar com as barreiras linguísticas e promover oportunidades iguais para todas as crianças. A empresa arrecadou, até à data, 19 milhões de euros provenientes de investidores como a Ravensburger e de fundos como Holtzbrinck Ventures, JME Venture Capital, Sabadell Ventures, BigSur, Reach Capital e ainda de anjos do mundo empresarial como Gwynne Shotwell, presidente e chief operations officer (COO) da SpaceX. Tem sido diversas vezes reconhecida como por exemplo, através do prémio para a startup com maior impacto social na educação nos «enlightED Awards 2018», e em 2020 foi selecionada para o TOP10 das startups mais promissoras do LinkedIn.