IPS com mais de 150 organizações na «I Semana da Empregabilidade On-line»

Mais de 150 empresas e organizações marcam presença na «Semana da Empregabilidade» do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), iniciativa conjunta com a Associação Académica (AAIPS) que decorre desde a passada segunda-feira, dia 8, assumindo-se, mais uma vez, como ponto de encontro entre estudantes e empregadores e de reflexão sobre os grandes temas que marcam a atualidade do mercado laboral.

Nesta sétima edição, a primeira em formato exclusivamente on-line, aquele que é já reconhecido como um dos maiores eventos de emprego do ensino superior, volta a ter como principais ingredientes a Feira de Emprego, entre 10 e 11 de março, três conferências, uma ação de networking e um workshop sobre a rede LinkedIn.

Na sessão de abertura houve intervenções do presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, e de Bruno Fragueiro, presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAIPS. Seguiu-se a conferência de arranque, subordinada ao tema «Como ser profissional no futuro?», com os contributos de Mário Parra da Silva, presidente da Aliança ODS Portugal, Ana Rita Lopes, diretora de recursos humanos da Delta Cafés, Célia Reis, chief executive officer (CEO) da Altran Portugal, e Pedro Martins, diretor de Engineering & Property da Michael Page, com moderação de Raul Tavares, do jornal «Semmais».

«A (des)Igualdade de género e o mercado de trabalho» foi o tema em cima da mesa na segunda conferência, que contou com os testemunhos de vários diplomados do IPS, em áreas como Engenharia do Ambiente, Gestão da Distribuição e da Logística, Enfermagem, Engenharia Civil e Educação Básica, e da docente da Universidade do Minho, Luísa Saavedra. A moderação ficou a cargo de António Marques, diretor da Escola Superior de Saúde do IPS.

Hoje, dia 9 de março, o programa arranca com a conferência «A construção de um mercado de trabalho diversificado e inclusivo», agendada para as 10H00, uma oportunidade para ouvir Carla Xavier, da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, Sónia Gonçalves, da Randstad, Luciana Peres, do BNP Paribas, e Clara Celestino, da Microsoft, com moderação de Marta Pacheco, jornalista da Antena 1.

À tarde, a partir das 15H00, os estudantes inscritos têm encontro marcado com representantes de mais de 20 empresas e organizações, na sessão de networking «À conversa com…», que permitirá, em ambiente informal, esclarecer dúvidas sobre a integração no mundo do trabalho e partilhar experiências.

A 10 e 11 de março, segue-se a Feira de Emprego, sem dúvida a componente mais aguardada da «Semana da Empregabilidade» do IPS, oferecendo ao longo dos dois dias uma verdadeira montra de oportunidades de trabalho e, para muitos, a possibilidade de estabelecer um primeiro contacto com potenciais empregadores.

O programa encerra no dia 12 de março, a partir das 10H00, com um workshop conduzido por Pedro Caramez, consultor, autor do livro «Como Ter Sucesso no LinkedIn» e um dos maiores especialistas nesta rede profissional, em língua portuguesa.

O programa detalhado e os links de acesso às sessões podem ser consultados no portal do IPS, aqui.