A Makro Portugal, no âmbito do «Dia Internacional da Mulher», celebrado hoje, 8 de março, lançou recentemente uma campanha interna onde desafiava todas as colaboradoras da empresa a responderem à seguinte questão: «Que palavra significa, para ti, ser mulher, num ano tão atípico como 2021?» A maioria dos talentos femininos da empresa grossista acedeu a este desafio prontamente, tendo sido as palavras Resiliência, Guerreira e Força as mais votadas.
Filipa Herédia, communication and engagament manager da Makro Portugal, assinala: «Num ano tão atípico como foi 2020 e como está a ser 2021, temos muito orgulho em contar com esta equipa, e neste caso em particular com as mulheres Makro, que apesar de todas as circunstâncias pelas quais passámos e estamos a passar não hesitam em escolher palavras que agregam um espírito de continuidade, luta e força.»
Paralelamente, a Makro Portugal é uma empresa comprometida com a igualdade de género. Atualmente, 52% dos talentos que constituem a equipa nacional são mulheres. «Temos feito um percurso no caminho da igualdade de oportunidades internamente. Podemos adiantar que somos hoje uma empresa mais inclusiva e desperta para estes temas. Por exemplo, em 2016 tínhamos 32% de mulheres em cargos de chefia. Cinco anos depois, temos 40%. Somos uma equipa muito coesa, diversificada e forte. Queremos continuar assim e apenas com a inclusão o conseguiremos», conclui a responsável.
Desde 2016, a METRO, da qual a Makro Portugal faz parte, é membro da LEAD Network, rede europeia que visa promover os talentos femininos em lugares de gestão na indústria do retalho e dos bens de consumo. A sigla LEAD significa Leading Executives Advancing Diversity. O objetivo é conquistar as mulheres para o sector e apoiá-las ativamente ao longo das suas carreiras – por exemplo, por meio da qualificação e do desenvolvimento. A LEAD procura consistentemente a visão de uma força de trabalho diversificada, promovendo campanhas de promoção do talento feminino para a criação de valores sustentáveis. Esta organização alerta ainda para o facto de serem necessárias mais mulheres em cargos de liderança, a fim de enfrentar com eficácia os desafios atuais do sector.
Esta e outras parcerias são apenas exemplos do compromisso da Makro Portugal em ir ao encontro da diversidade de género em toda a operação da empresa a nível nacional.
De referir que a METRO é uma destacada empresa grossista internacional, detentora de uma gama de produtos alimentares e não alimentares, especializada em servir as necessidades de hotéis, restaurantes e cafetarias (HoReCa), assim como de fornecedores independentes. A nível mundial, tem cerca de 16 milhões de clientes que podem optar por comprar numa das suas lojas de grande dimensão, fazer pedidos on-line e adquirir as suas compras na loja ou vê-las entregues na morada indicada. Por outro lado, apoia a competitividade de empreendedores e negócios próprios com soluções digitais e, assim, contribui para a diversidade cultural no retalho e na hotelaria. A sustentabilidade é tida como um pilar chave. Atualmente, opera em 34 países e emprega mais de 97 mil pessoas em todo o mundo.
A Makro, filial portuguesa da METRO, presta um serviço global e integrado que vai ao encontro das necessidades de abastecimentos dos profissionais de restauração, hotelaria e similares, retalhistas alimentares e não alimentares, instituições, associações e fundações (públicas e privadas), empresas e empresários da indústria e dos serviços e ainda profissionais liberais e por conta própria. Está presente em Portugal desde 1989 e conta atualmente com 10 lojas nos principais centros económicos e urbanos do país e com cerca de mil colaboradores. A sua estratégia traduz-se na especialização no canal HoReCa, tendo sido revisto todo o processo de experiência de compra nas suas lojas em território nacional, no que se refere a fatores chave como flexibilidade, qualidade, preço e rapidez, de forma a oferecer um serviço personalizado e mais ajustado às necessidades dos clientes. A Makro gere o seu negócio através dos seus princípios orientadores: Liderar pelo Exemplo, Poder dos Relacionamentos, Sucesso do Cliente, Negócio Sustentável e Faço Acontecer. Estes cinco pilares são chave para as decisões diárias que todos os colaboradores tomam para cumprir o objetivo empresarial da Makro.