Nova diretora de recursos humanos da Bosch em Aveiro

Joana Lino (na foto) é a nova diretora de recursos humanos da Bosch Termotecnologia SA, em Aveiro, tendo assumido a liderança a 1 de janeiro de 2021. Aos 38 anos, a nova diretora de recursos humanos assume funções num momento em que a Bosch prevê continuar a reforçar o seu centro de engenharia em Aveiro e recrutar cerca de 50 engenheiros até ao final do ano. O foco estará no desenvolvimento de software, área para a qual foram recrutados cerca de 200 engenheiros desde 2014. As novas contratações estão focadas na área de engenharia mecânica ligada ao desenvolvimento de bombas de calor e indústria 4.0, e também para o projeto de inovação com a Universidade de Aveiro. «O nosso objetivo é ter uma equipa de excelência para que consigamos posicionar a Bosch Aveiro como uma empresa reconhecida pelo seu centro de competências nestas áreas tecnológicas», explica a nova responsável de recursos humanos desta unidade da Bosch.

Licenciada em Psicologia Social, Comunitária e das Organizações pela Universidade do Minho, Joana Lino integrou a equipa de Recursos Humanos da Bosch em 2007.  «Vim substituir uma licença de maternidade. Na mesma altura tive a oportunidade de ingressar noutra empresa numa posição definitiva e a cinco minutos de carro de onde morava. No entanto, não hesitei e escolhi a Bosch mesmo sabendo que seria uma posição temporária. O meu pensamento foi escolher o local onde iria aprender mais, e essa atitude de querer continuamente aprender tem-me acompanhado durante todos estes anos», afirma Joana Lino. Em 2013 assumiu a função de human resources country, na qual fez a coordenação e a implementação de projetos e a definição de políticas de recursos humanos a nível nacional, e três anos mais tarde, em 2016, passou a group leader no Departamento de Recursos Humanos da Bosch em Aveiro.

A Bosch, que conta atualmente com cerca de 1.250 colaboradores em Aveiro, tem nessa cidade o seu centro de competências para aquecimento de água, um centro de engenharia de software para diferentes áreas de negócio do grupo e as atividades de produção de esquentadores e bombas de calor para a Europa e a América do Norte. Com confiança para o futuro e a acreditar que os bons resultados estão assegurados a médio prazo, Joana Lino está alinhada com este pensamento da empresa, reforçando: «Em Portugal não somos meros executantes, mas sim pensantes. Acrescentamos valor e por isso tornamo-nos muito atrativos no Grupo Bosch. Somos um povo lutador e trabalhador e, quando aliado às nossas sólidas competências técnicas e pessoais, temos uma fórmula mágica que nos torna especiais.»

 

A Bosch

A Bosch está presente em Portugal desde 1911. Hoje, o Grupo Bosch é um dos maiores empregadores do país, com 6.360 colaboradores (em 31 de dezembro de 2019) que contribuíram para gerar 1,8 mil milhões de euros em vendas internas em 2019. As áreas de negócio de Soluções de Mobilidade e Energia e Tecnologia da Edifícios estão representadas em Portugal, com unidades em Aveiro, Braga e Ovar. Nestas localizações, a empresa desenvolve e produz soluções de água quente; soluções de multimédia e segurança automóvel; sistemas de videovigilância e comunicação, dos quais mais de 95% são exportados. A partir de Lisboa, são realizadas atividades de vendas, marketing, contabilidade e comunicação, bem como serviços partilhados de recursos humanos e comunicação para o Grupo Bosch.

O Grupo Bosch tem uma posição de destaque no fornecimento de tecnologia e serviços. Emprega cerca de 400.000 colaboradores em todo o mundo (a 31 de dezembro de 2019), que, de acordo com os resultados preliminares, contribuíram para gerar uma faturação de 77,7 mil milhões de euros em 2019. As operações do Grupo Bosch dividem-se em quatro áreas de negócio: Soluções de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Tecnologia de Energia e Edifícios. Destacada em Internet of Things (IoT), oferece soluções para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectada. Utiliza o seu conhecimento em tecnologia de sensores, software e serviços, bem como a sua própria cloud IoT para oferecer aos seus clientes soluções conectadas e em diversos domínios a partir de uma única fonte. O seu objetivo estratégico é fornecer inovações para uma vida conectada. O Grupo Bosch é constituído pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais, presentes em 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição Bosch está presente em quase todos os países. A sua força inovadora é a base para a continuidade do crescimento do grupo. Em 126 localizações em todo o mundo, emprega 72.600 colaboradores em investigação e desenvolvimento, sendo aproximadamente 30.000 os engenheiros de software.