Digitalização dos processos de RH em tempos de pandemia

Ao longo dos tempos, o desafio de qualquer empreendedor sempre foi procurar uma necessidade no consumidor ou empresa e demonstrar que teria a solução ou resposta eficaz para a satisfazer. A recetividade varia sempre em função do grau de resposta da solução a essa necessidade. No caso da tecnologia, por vezes deparamo-nos com organizações mais conservadoras ou resistentes à mudança, muito ligadas à maneira tradicional de fazer as coisas.

Texto: Pedro Sá

 

Nos últimos meses, esta realidade empresarial foi repentinamente transformada e a necessidade «caiu-nos praticamente ao colo» sob a forma de uma pandemia, sobre a qual todos os dias se aprendem novas coisas. Como consequência, a digitalização e o distanciamento social são agora o principal foco na Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos (RH).

De repente, as organizações veem-se a deixar os seus processos de sempre, as entrevistas presenciais e as formações em sala para, por si e pelos seus, se protegerem com esta delicada luva de borracha que é a tecnologia, descobrindo que a tecnologia é nossa amiga e uma extensão das nossas capacidades, melhorando mesmo o nosso trabalho, a nível de tempo, de precisão e, um tema muito em voga, respeitando o ambiente, pois o papel vai ficando ainda mais obsoleto e as longas distâncias percorridas em transportes motorizados passam a ser percorridas no conforto de uma cadeira através de fibra ótica.

É a revolução dos processos de Gestão de Pessoas ou RH. A transformação digital e móvel que todos precisávamos, mas não sabíamos. E o que não há muito tempo era visto como vanguardista e um fator de atração e competitividade quase exclusivamente por empresas com forte foco tecnológico, é agora basilar à organização. Um Sistema de Informação de Recursos Humanos (SIRH) Cloud é a solução que visa aproximar as pessoas num ambiente digital onde a organização, a agilidade e a planificação são essenciais.

O recrutamento passou a ser realizado on-line, por videoconferência, até o próprio acolhimento, que em muitos casos dispensa a presença do novo colaborador nas instalações físicas da empresa. A formação é realizada em salas virtuais com dezenas ou centenas de pessoas, que mesmo assim podem colocar dúvidas, tomar notas e ainda gravar o encontro pedagógico para revisão do seu conteúdo. Os processos burocráticos de contratos, alterações profissionais, processamento salarial e outros são completamente digitais, assim como as assinaturas que outrora apenas eram válidas em papel, escritas à mão. E nós podemos orgulhar-nos de ter uma solução integrada para responder a todas estas necessidades individuais, à medida de cada organização, seja pequena ou grande, independentemente do sector de atuação. E embora não tenha sido criada para uma adaptação das empresas ao contexto pandémico, será sempre facilmente melhorada, para este e quaisquer outros desafios que o destino possa lançar no nosso caminho.

Em suma, um SIRH Cloud como o SAP SuccessFactors permite a digitalização dos processos de RH e aumenta a satisfação dos colaboradores, o que leva à retenção de talentos e acaba por atrair a atenção de outros profissionais qualificados.

De olho no futuro, as crises não duram para sempre e o mesmo é válido para os problemas provocados pela pandemia. Há que começar hoje a preparar o futuro profissional e tecnológico e tornar os RH simplesmente humanos.

 

»»»» Pedro Sá é consultor certificado SAP SuccessFactors na ARAGO Consulting