Formação executiva com serviço de subscrição

Maior rapidez, personalização e adaptação. A Porto Business School (PBS) anunciou o seu novo portefólio de programas para 2021, onde apresenta um novo modelo de subscrição e novos formatos para a formação de empresas, um novo plano de certificação, bem como uma nova experiência de MBA e novas pós-graduações.

Na formação para empresas, a escola de negócios da Universidade do Porto é a primeira a oferecer novos modelos de subscrição e flexibilidade, onde aquelas vão pagando à medida que escolhem os módulos que querem realizar. Pensado para se adaptar cada vez mais ao modo de vida e às necessidades de empresas e dos executivos, este novo modelo de executive education as a service permite agora subscrever programas de formação, onde o pagamento é feito mensalmente durante o tempo e os módulos que se escolher frequentar.

Para além da flexibilidade de pagamento, o novo modelo permite às empresas e aos colaboradores maior organização no modo como escolhem frequentar a formação, mas também proporciona a possibilidade de aprender mais de forma contínua e uma maior customização, onde a empresa define e adapta o plano de formação em função do colaborador e dos seus objetivos.

Um dos programas a beneficiar deste novo modelo de subscrição é o novo programa «Nanodegree», formação customizável, desenhada exclusivamente para empresas, que permite ao empregador oferecer aos seus colaboradores licenças de utilização em formação executiva, com liberdade total de escolha entre mais de 80 programas, em áreas distintas, em função das necessidades da empresa e do perfil do colaborador.

O programa, que vai estar disponível a partir de 8 de fevereiro, oferece mais de 80 disciplinas à escolha e as empresas poderão adquirir licenças de 48, 72 ou 96 horas, válidas durante 12 meses, e escolher ao longo deste tempo, quando e que disciplinas querem fazer. Segundo a PBS, esta é também uma ferramenta para as empresas atraírem e reterem talento, uma vez que investem na formação dos seus colaboradores a longo prazo.

Outra das novidades apresentas pela escola de negócios é o novo plano de certificação. Num máximo de dois anos, os alunos poderão optar por realizar programas individuais ou por escolher agora fazer jornadas de aprendizagem integrada, onde reforçam o seu conhecimento com outros programas dentro da mesma área, como é o caso das de inovação, liderança ou gestão. Caso optem por esta aprendizagem integrada, poderão obter no final da jornada um certificado de excelência PBS. No total, a escola de negócios apresenta sete certificados de excelência, que garantem uma visão holística da área de aprendizagem.

Para além dos novos modelos e programas, os participantes também poderão escolher em que formato os querem realizar: se totalmente presencial, totalmente on-line ou em formato blended, frequentando tanto o campus físico, como o campus virtual.

Para um novo ano certamente desafiante, a PBS apresenta também uma vasta oferta de pós-graduações e programas de MBA flexíveis, como é o caso do «The Digital MBA», lançado em maio de 2020, e o novo «The International MBA», a evolução do antigo «The Magellan MBA», que surge mais adaptado aos desafios da internacionalização.

Reforçando ainda mais a importância da sustentabilidade e do digital, a PBS restruturou alguns dos seus programas para se adaptar ao forte investimento que as empresas vão ter de fazer neste novo ano. A pós-graduação «Gestão Sustentável» foi totalmente restruturada, sendo este um projeto que contou com a cocriação do BCSD e o apoio da Fundação da Calouste Gulbenkian, enquanto que para o digital a escola de negócios oferece três novos programas, também customizáveis.

Ramon O’Callaghan, dean da PBS, assinala: «A velocidade da mudança obriga-nos a aprender mais e esta aprendizagem deve ser contínua e não acontecer apenas num só momento do tempo. Num novo contexto, que condiciona mas também estimula as nossas escolhas, somos cada vez mais nós próprios a gerir as nossas carreiras, o nosso tempo, a forma e o modo como queremos aprender. Por isso, para 2021, renovámos o nosso portefólio para oferecer mais e melhores escolhas a quem nos procura, com soluções mais flexíveis do que nunca. Há mais personalização e mais adaptação ao que o futuro exige de nós.»

A PBS apresentou o seu portefólio de soluções no evento «Choices», transmitido no dia 13 de janeiro em direto no seu canal de YouTube (vídeo abaixo).