Seresco assinala ritmo acelerado da transformação digital no mercado ibérico

A Seresco, empresa especialista em outsourcing de processamento salarial em Portugal, analisou o mercado ibérico e, tal como acontece em Espanha, sublinha que este é o momento de refletir sobre o mercado, após meses que têm sido marcados pelo confinamento social e pela alienação, que aceleraram a transformação digital da sociedade em geral.

As empresas e a sociedade foram forçadas a utilizar diferentes formas de fazer as coisas para não pararem, assinala a empresa, através do diretor da área de serviços de transformação digital, Alejandro Blanco: «Até agora, não temos indicação de que este ritmo acelerado de transformação digital abrande. Efetivamente, a digitalização tem permitido que muitas empresas se mantenham em atividade e, em alguns casos, impulsionem essas mesmas atividades. A transformação digital das empresas já não é uma questão de conveniência, é uma questão de necessidade se a empresa não quiser ser expulsa do mercado.»

A influência do digital é definitiva nos modelos de negócio e a Seresco garante fornecer serviços de soluções digitais há 51 anos, aconselhando sempre que o custo de oportunidade de não realizar um processo de transformação digital seja bem calculado. Neste momento, assinala a empresa, este custo é muito elevado e será ainda mais elevado dado o ritmo de mudança que está constantemente a ocorrer.

Além disso, a maior velocidade de ligação, juntamente com a maior capacidade de armazenamento e processamento de informação, a escalabilidade, a alta disponibilidade, oferece um cenário ideal para empreender, sem qualquer receio, a transformação digital definitiva da economia, onde a exploração agregada da informação é fundamental para, entre outras coisas, dar solução a muitos problemas sociais e produtivos de uma forma eficiente e eficaz.

Por último, assinala a Seresco, não esquecer que nada disto é válido sem talento. O sucesso de uma empresa já depende da sua densidade de talento digital. A empresa deve ter pessoas que compreendam e saibam como conduzir a empresa na economia digital.