«Happy Techie Hours», da Rumos

A empresa de formação e certificação técnica Rumos vai continuar a dinamizar em 2021 as «Happy Techie Hours», ações de formação gratuitas, de curta duração, na modalidade de live training – formato on-line e síncrono.

Após o sucesso alcançado no ano passado, a Rumos volta a apostar na iniciativa e já em janeiro tem agendados dois eventos de formação numa das áreas mais críticas em tecnologias de informação (TI) que, após o recente crescimento dos ataques cibernéticos, acabou por tornar-se ainda mais relevante: cyber security. No próximo dia 20, entre as 17H00 e as 18H30, todos os inscritos na webclass «Criar um access point para navegação anónima na net» (ver aqui) vão ter a oportunidade de aprender a criar um ponto de acesso wireless que permite rotear todo o tráfego dentro do Tor, garantindo assim a anonimidade no acesso à Internet a partir de qualquer lugar. Com este ponto de acesso é também possível assegurar uma maior segurança, através da criação de políticas no Raspberry Pi que garantem que a anonimidade não é quebrada e que os clientes wireless navegam em segurança.

Tendo em conta que uma das formas mais importantes para garantir a segurança dos sistemas informáticos é ser proactivo na procura das fragilidades, na segunda e última webclass do mês de janeiro, agendada para dia 26, entre as 17H00 e as 18H30, e com o tema «Security auditing of remote systems with OpenVAS» (ver aqui), os formandos vão aprender a fazer a identificação e a correção de vulnerabilidades em sistemas remotos com a ferramenta de uso livre OpenVAS (Open Vulnerability Assessment System).