Um novo escritório mais amigo do ambiente e dos colaboradores

A JLL renovou integralmente a sua sede em Lisboa, num projeto que coloca o bem-estar dos colaboradores, a sustentabilidade e a tecnologia no centro. A consultora mantém os seus escritórios no emblemático edifício Héron Castilho, na Rua Braamcamp, em pleno coração de Lisboa, a dois passos da Praça Marquês de Pombal e da Avenida da Liberdade, dando nova alma ao espaço.

A renovação do espaço foi idealizada por uma equipa multidisciplinar da JLL, com especialistas em workplace strategy, sustentabilidade e branding. O projeto de arquitetura e a obra ficaram a cargo da Tétris, a empresa do grupo JLL de design and build. Existiram ainda várias atividades de change management, a gestão da mudança que clarifica e prepara os colaboradores para novas formas de trabalhar.

Numa total reestruturação do espaço, o novo escritório da JLL conta agora com 180 postos de trabalho (dos quais 110 são lugares tradicionais e 70 lugares para trabalho colaborativo), oito salas de reunião, seis zonas colaborativas, vários phone e train booths, um auditório híbrido, o JLL Café e diversas áreas de lounge. A marca global JLL e os seus valores são uma presença constante no novo escritório, com vários elementos decorativos e cromáticos a assinalá-lo, ao mesmo tempo que se aposta na diferenciação local, simultaneamente pontuando o espaço com peças e materiais tipicamente portugueses, como a cortiça ou as cerâmicas Bordalo Pinheiro.

Pedro Lancastre, diretor geral da JLL Portugal, referiu: «É um projeto que tínhamos planeado fazer este ano e que, agora com a situação de pandemia, fez ainda mais sentido. Queríamos ter um escritório do futuro, um espaço mais amigo dos nossos colaboradores, colocando o seu bem-estar e o conforto em primeiro lugar, mas que, ao mesmo tempo, fosse também mais amigo do ambiente e que integrasse as novas tendências em termos de organização de espaço, de modelos de trabalho e de tecnologia. Tudo num ambiente onde está bem visível a identidade global da marca e a especificidade de sermos a JLL em Portugal. O resultado superou as nossas melhores expectativas. O impacto que está a ter na produtividade e na felicidade das pessoas é excelente. Este é um escritório que de certeza vai inspirar outros escritórios da JLL e também dos nossos clientes.»

 

Aposta na sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das preocupações centrais do novo escritório da JLL. Desde logo nos materiais e nos equipamentos, com uso privilegiado de matérias recicláveis, a reutilização de grande parte do mobiliário e equipamentos ou uma iluminação 100% led. A aposta na sustentabilidade é também visível na forte presença de conceitos de biofilia, plantas por todo o escritório, destacando-se as plantas liofilizadas suspensas dos tetos. Também a ocupação do espaço foi desenhada para reduzir ao máximo a pegada ambiental. Sem nunca descuidar a qualidade da arquitetura nem a boa vivência das pessoas, o escritório foi desenhado para ter uma ocupação otimizada, respondendo a picos de utilização, sem desperdício de área. Prova desta eficiência é a dupla função do espaço de trabalho, ao ser também como um showroom da Tétris. O novo escritório acolhe as diferentes peças de mobiliário e elementos decorativos com que a Tétris trabalha nos seus projetos, sendo plenamente utilizadas pelos colaboradores, mas funcionando também como uma montra viva para os clientes e de teste para os colaboradores.

Nos consumos, o cuidado foi redobrado, com os sistemas de água, energia e papel a serem também otimizados. Com uma forte aposta na luz natural e em sistemas de maior eficiência energética, será possível obter poupanças anuais de energia na ordem de 15%. No consumo da água, os novos sistemas das casas de banho vão permitir poupar mais de 200 mil litros de água potável por ano, comparando com os anteriores consumos do escritório, uma poupança de cerca de 40%.

O diretor geral da JLL Portugal referiu ainda: «Para termos uma ideia, esta poupança de água equivale a 40 mil garrafões de cinco litros ou água para saciar a sede a 274 pessoas durante um ano, prevendo um consumo diário por pessoa de dois litros. Com medidas como esta, queremos não só contribuir para a preservação do ambiente enquanto empresa, como também motivar os nossos colaboradores a serem mais sustentáveis e serem eles próprios um agente de mudança.» Mais: «Este foco no bem-estar das pessoas é central para a JLL e dá o mote ao nosso programa ‘Building a Better Tomorrow’. Em termos práticos, isso tem que acontecer nas grandes opções que fazemos para a estruturação e a organização do escritório, mas passa também por pequenas ações no dia-a-dia.»

Neste sentido, a JLL implementou alguns lugares de estacionamento para bicicletas no edifício, além de estar a construir espaços para pequenas hortas na zona do terraço. O convite à ação dos colaboradores, com pequenas sugestões em todo o edifício, está também na agenda da consultora, que teve ainda a preocupação de disponibilizar uma vending machine com comidas saudáveis.

O investimento na tecnologia e no reforço das medidas de segurança, que hoje ganham um destaque ainda mais importante, não foi esquecido no novo escritório, com a implementação generalizada do teletrabalho e de novos protocolos de higienização.

Em termos tecnológicos, destacam-se as melhorias nos sistemas de gestão das salas de reunião, de acessos e de comunicação, com a utilização de sistemas audiovisuais que permitem reuniões virtuais mais imersivas e um sistema wi-fi por todo o escritório que oferece uma maior mobilidade dos colaboradores entre os dois pisos da JLL.

 

Escritório colaborativo e humano

Em termos estruturais, o novo escritório integra duas grandes áreas, unidas no propósito de proporcionar a melhor experiência a quem utiliza o espaço, quer como colaborador, quer como cliente. Depois de alguns inquéritos internos em que a empresa tentou recolher as prioridades dos colaboradores para o espaço de trabalho, esses inputs serviram depois como linhas orientadoras para o desenho do novo escritório.

No piso 8 fica a «fábrica», a força da empresa, onde estarão as equipas em atividade e produção. Aqui estão os postos de trabalho e as zonas colaborativas, com a grande novidade de não existirem lugares atribuídos. A mobilidade e a flexibilidade trazidas pelo teletrabalho são o grande motivador desta opção, propondo-se que o escritório funcione, sobretudo, como um espaço de partilha, encontro e discussão entre as equipas, deixando o trabalho individual e de concentração para casa. Existem secretárias tradicionais e regulares, mas também mesas altas mais próximas das janelas, zonas informais de reunião e diversos espaços lounge, destacando-se como exemplo máximo do tom de humanização que se pretende imprimir, um baloiço na zona central do piso.

Pedro Lancastre assinalou também: «Apostámos num mood mais descontraído, pois as pessoas tendem a sentir-se melhor em ambientes menos formais. Queremos ter um espaço de trabalho onde as equipas sejam produtivas e interativas, em que a comunicação flua e onde, acima de tudo, as pessoas se sintam bem, confortáveis e felizes. Com a implementação do teletrabalho, também concorremos com o conforto caseiro. É importante ter um espaço de trabalho que apele às pessoas para que queiram passar tempo no escritório.»

No piso 11 concentram-se os espaços de reunião, a zona de copa comum e um auditório híbrido preparado para receber todo o tipo de eventos, desde formação interna a eventos externos, o JLL Café. Este piso foi especialmente concebido para receber os clientes e os colaboradores nos momentos de pausa. Um dos pontos mais atrativos do piso é o novo terraço panorâmico, que reativa um espaço que estava totalmente abandonado. Aqui, além da vista imperiosa sobre a cidade, que pode ser contemplada através de um monóculo e um painel de azulejos com os principais pontos turísticos de Lisboa, pretende dar-se aos colaboradores, e também aos clientes, um espaço de contacto com o exterior, onde poderão apanhar mais sol, ar e luz, funcionando como uma área educacional, de lazer e de trabalho.

 

A JLL

A JLL é uma empresa de serviços profissionais especializada em imobiliário e gestão de investimento. Afirma estar a construir o futuro do imobiliário para um mundo melhor, utilizando a mais avançada tecnologia para criar oportunidades vantajosas, espaços extraordinários e soluções imobiliárias sustentáveis para os seus clientes, as suas equipas e a comunidade. A empresa integra o índice «Fortune 500», tendo receitas anuais de cerca de 18 mil milhões de euros, operações em mais de 80 países e uma equipa global de cerca de 92 mil profissionais (à data de 30 de setembro de 2020). JLL é a designação e a marca comercial registada pela Jones Lang LaSalle Incorporated.

 

Galeria de imagens do novo escritório