Três valores-chave para se ser um consultor de recrutamento e seleção

Uma das coisas que mais gosto de fazer é explicar aos mais jovens, que decidem começar uma carreira em consultoria de gestão de recursos humanos, qual é a minha perspetiva sobre a área e quais são os aspetos mais importantes para alcançar o sucesso.

Texto: Ricardo Carneiro

 

Curiosamente, a cultura organizacional que integro facilita esta partilha, uma vez que pessoas, suporte e inovação, os três valores da Multipessoal, são de facto os pilares fundamentais para os profissionais que desenvolvem a sua carreira em recrutamento e seleção. Haverá outros aspetos seguramente importantes, e recentemente, numa leitura do livro The Rich Recruiter, concordava com o autor, Andrew Leong, que salienta a importância de competências como a organização, a tenacidade, a atenção às oportunidades, a capacidade de trabalho em equipa e a orientação para objetivos. No entanto, em meu entender, estas qualidades, sendo fundamentais para se vencer a curto e médio prazo, em qualquer atividade, não garantem por si só a continuidade do sucesso nesta área.

 

Pessoas, suporte e inovação

Nos recursos humanos trabalhamos em parceria com pessoas com as quais estabelecemos diferentes relações: ora são clientes, candidatos, colegas, concorrentes, chefias, subordinados… Importa que, antes de qualquer outra coisa, nos recordemos da essência destes interlocutores – são pessoas – e este é o princípio para gerirmos relações duradouras.

É primordial que quem decide seguir a carreira de consultor de recrutamento e seleção tenha sempre isto em mente: gerimos e temos relações com diversas pessoas e todas elas com expectativas diferentes, mas que devem ser tratadas de forma a mantermos relações ao longo da vida. Só desta forma somos merecedores da confiança que nos permite atingir o sucesso enquanto consultores.

A todos os que se juntam à equipa, tenho o hábito de explicar que devemos tratar candidatos como clientes. Sabemos que esta é uma área onde os papéis se vão invertendo, e quando efetivamente um candidato se torna cliente temos a garantia de que criámos uma relação onde conseguimos ser suporte. Esta disponibilidade em assistir o outro, com humildade independentemente da nossa posição, permite ao longo dos anos criar conexões que se perpetuam acima do detalhe de colocarmos alguém numa excelente oportunidade de carreira, ou de termos resolvido uma vaga crítica para um cliente. Como se diz no incrível filme A vida é Bela, «servir é a mais antiga arte do mundo», e nesta área atuamos para ser suporte, de candidatos, de empresas, de… pessoas.

Por fim, a inovação. A necessidade de atualização é transversal a muitos sectores, mas numa área de tantas relações e interações a forma como aceitamos e acedemos à tecnologia, às novas formas de trabalhar, a métodos de organização, a gerações de clientes e candidatos completamente diferentes, faz com que a inovação seja algo constante, regular e que, no fim, potencie o suporte que damos às pessoas.

Esta é uma área de trabalho exigente, mas muito bem compensada no retorno que sentimos ter em impacto na sociedade. Enquanto consultores de recrutamento e seleção, podemos auxiliar as pessoas no processo de abraçar uma nova oportunidade e de mudar de vida.

 

 

»»»» Ricardo Carneiro é diretor da área de recrutamento e seleção da Multipessoal

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