Novo livro de António Ladeira
Montanha Distante

Algures entre a ficção científica, o thriller, a sátira distópica e o conto de fadas contemporâneo, o romance Montanha Distante, de António Ladeira, traz-nos um mundo alternativo que não deixa de ser, também, aquele em que vivemos.

Texto: Redação Human

 

 

Com edição da On y va, Montanha Distante, romance de António Ladeira, começa com um passageiro reservado a entrar no táxi de um motorista curioso. As circunstâncias do passageiro intrigam o condutor mais do que seria profissionalmente aceitável. O que se segue é uma aventura automobilística num universo distópico; a história de um encontro-desencontro amoroso num cenário de opressão política, longe de ser previsível.

Algures entre a ficção científica, o thriller, a sátira distópica e o conto de fadas contemporâneo, Montanha Distante é um retrato e um autorretrato. Um mundo alternativo que não deixa de ser, também, aquele em que vivemos.

De assinalar que este é o terceiro livro do autor publicado pela On y va, seguindo-se a Os Monociclistas e outras histórias do ano 2045 e Seis Drones: novas histórias do ano 2045.

António Ladeira, que vive nos Estados Unidos, onde é professor de literaturas lusófonas e diretor do programa de português da Texas Tech University, deslocou-se a Portugal para o lançamento de Montanha Distante. Esteve no nosso país durante o mês de dezembro.

O evento de apresentação de Montanha Distante decorreu no final da tarde de 21 de dezembro, no salão da Academia de Recreio Artístico, em Lisboa, com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. O romance foi apresentado por Margarida Rendeiro, professora auxiliar na Universidade Lusíada de Lisboa e investigadora integrada no CHAM – Centro de Humanidades, uma unidade de investigação interuniversitária vinculada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores (ver texto de apresentação aqui).

 

O autor

António Ladeira nasceu na Cova da Piedade, Almada, em 1969, e viveu em Sesimbra até sair de Portugal, em 1993. Licenciado em «Estudos Portugueses» (Universidade Nova de Lisboa) e doutorado em «Línguas e Literaturas Hispânicas» (Universidade da Califórnia), é professor de literaturas lusófonas e diretor do programa de português da Texas Tech University, nos Estados Unidos (neste país também lecionou na Universidade de Yale e no Middlebury College). Foi investigador visitante na Universidade de São Paulo.

Publicou cinco livros de poesia, o último dos quais Somos Infelizes (ed. Licorne). Colaborou no DN Jovem e fez crítica literária no Diário de Notícias. É letrista do cantor-compositor luso-brasileiro Felipe Fontenelle e da cantora de jazz norte-americana Stacey Kent, já nomeada para os Grammy.

Em Portugal publicou os livros de contos Os Monociclistas e outras histórias do ano 2045 (ed. On y va) e Seis Drones: novas histórias do ano 2045 (ed. On y va). No Brasil e na Colômbia, respetivamente, publicou as compilações de contos Estás livre no Sábado? (ed. Realejo) e Territorio (ed. Vestigio). Montanha Distante é o seu primeiro romance.