Bolsas Rovensa apoiam 40 estudantes no IPS

Continuam abertas até 8 de janeiro as candidaturas às Bolsas Rovensa, que decorrem de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o grupo internacional Rovensa, que opera no sector agrícola através da marca Ascenza e é um dos maiores empregadores da região de Setúbal.

O apoio, que se inscreve no quadro do Unidos@IPS, programa de auxílio de emergência criado para mitigar os impactos económicos da Covid-19, destina-se a um total de 40 estudantes, atingindo cada bolsa o valor máximo de 1.325 euros.

O montante atribuído, que se destina a fazer face aos custos inerentes à frequência dos cursos no IPS, nomeadamente pagamento de propinas, alimentação, transporte e/ ou alojamento nas residências de estudantes, pretende ser uma contribuição para o esforço coletivo de assegurar a igualdade de acesso ao ensino superior neste contexto particularmente difícil para as famílias portuguesas.

Lançado no passado mês de abril, logo após o estalar da pandemia em Portugal, o programa  Unidos@IPS é suportado financeiramente por receitas próprias da instituição e pelos donativos de particulares – da comunidade académica ou externos – e de empresas parceiras, como é o caso da Rovensa. Para aderir à iniciativa, que prossegue a angariação de fundos, basta contactar os Serviços de Ação Social do IPS por e-mail (unidos@sas.ips.pt).

Podem beneficiar do programa todos os estudantes inscritos e matriculados em qualquer curso ministrado no IPS, desde que conferente de grau ou diploma de técnico superior profissional (CTeSP), que comprovadamente se encontrem em situação de grave carência económica, provocada diretamente pela pandemia, designadamente desemprego, doença ou outras situações de vulnerabilidade social e económica, que impliquem alterações significativas nos rendimentos disponíveis. As candidaturas podem ser feitas por e-mail (bolsas.estudo@sas.ips.pt).