Dicas Zurich
Proteger a sua casa do frio e do mau tempo

A Zurich apresenta oito dicas para as famílias portuguesas protegerem as suas habitações do frio e do mau tempo característicos do inverno.

Texto: Redação Human

 

Em Portugal, muitas das casas estão pouco preparadas para o frio e as famílias estão sensíveis à necessidade de aumentar o conforto térmico dentro de portas. Para além do frio, hoje em dia há as tempestades e os furacões, episódios climáticos extremos cada vez mais frequentes e acentuados

Proteger a casa no inverno é essencial e implica manter o frio do lado de fora e aumentar a resiliência perante geadas, ventos fortes, chuva, neve, tempestades, furacões e inundações. Trata-se de, por um lado, garantir o conforto e o bem-estar das famílias, mas também de prevenir possíveis danos na habitação, nos equipamentos e no mobiliário – sejam estes danos imediatos ou graduais, desgastando a casa ano após ano, como é o caso de infiltrações ou excesso de humidade.

Tendo isto em consideração, a Zurich preparou um conjunto de dicas que podem implementar-se em casa antes do inverno bater à porta.

 

8 dicas para proteger o lar do frio e do mau tempo

  1. Escolha o sistema de aquecimento certo. Caso a habitação não inclua sistema de aquecimento, opte pela solução mais adequada à sua família, como piso radiante, bombas de calor, aquecimento central ou emissores térmicos. Considere sempre a dimensão da casa e os custos de instalação, mensais e de manutenção, na altura de escolher o seu sistema de aquecimento. Com a temperatura agradável dentro de casa, não vai precisar de andar com muita roupa e sentir-se-á muito mais confortável.
  2. Vede as portas e as janelas. Esta dica serve, por um lado, para impedir a entrada de correntes de ar frio e, por outro lado, para evitar que o calor saia de dentro de casa. Poderá fazê-lo utilizando uma fita isolante, um «chouriço», ou tubos de espuma ou de borracha.
  3. Utilize papel de parede e prefira cores quentes. Mais do que uma opção decorativa, o papel de parede pode ajudar a manter uma temperatura mais elevada no interior da sua casa, uma vez que consegue retê-lo. Outra opção a considerar é pintar as paredes com tons mais quentes, pois estes acumulam e preservam melhor o calor. Acima de tudo, estes tons ajudam a tornar a casa mais acolhedora e confortável para aproveitar a companhia de quem mais ama.
  4. Aproveite a luz solar. Mesmo durante o inverno, aproveite para usufruir da luz solar para aquecer a casa. Para isso, basta abrir as persianas e as cortinas pela manhã, mantê-las assim enquanto houver sol e quando anoitecer fechar tudo para impedir a entrada do frio. Desta forma, poderá saborear melhor os momentos de refeição em família, com a sala de jantar ou a cozinha mais aquecidas.
  5. Coloque cada móvel no sítio certo. Uma vez que os objetos também conseguem reter o calor, a localização exata do mobiliário vai influenciar a temperatura do interior da casa. Algumas opções que pode seguir passam por: decorar as paredes com quadros, molduras e espelhos, que ajudam a manter o calor dentro de casa; decorar o chão com tapetes e carpetes; encostar móveis de pouca utilização às paredes exteriores, que são as mais frias; posicionar as camas e os sofás junto das paredes interiores, onde a temperatura é sempre mais elevada. Dê destaque ao mobiliário com um significado especial, como peças que herdou da sua família ou que lhe foram oferecidas, para tornar cada divisão mais humana e afável.
  6. Feche bem as janelas em dias de tempestade. Sempre que se preveja vento e/ ou chuva fortes é fundamental fechar bem os estores e as janelas para que não batam e, consequentemente, estalem ou partam.
  7. Tenha atenção à manutenção dos telhados e das paredes exteriores. Para evitar o risco de infiltrações em períodos de mau tempo, importa verificar as telhas, a placa e as paredes que estão expostas aos elementos. Certifique-se de que as telhas estão bem encaixadas e de que a placa, as paredes exteriores e as telhas não apresentam fissuras. As calhas e os ralos devem ser limpos regularmente, para permitir o escoamento da água da chuva.
  8. Não se esqueça do exterior da habitação. Garanta que a poda das árvores é feita amiúde, para evitar danos maiores em dias de vento forte. Proteja, de preferência dentro de casa, objetos como mobiliário de exterior e churrasqueiras portáteis. Mantenha a limpeza do quintal, para evitar que folhas e pequenos ramos caídos possam impedir o correto escoamento da água da chuva. Em zonas vulneráveis a cheias, considere colocar um anteparo de madeira ou metal à entrada da casa, da cave ou do rés-do-chão, para evitar a entrada de água.

 

Um segurador multinacional

Zurich Insurance Group (Zurich) é um segurador multinacional que opera em mercados globais e locais. Com cerca de 55 mil colaboradores, oferece uma ampla gama de soluções de seguro vida e não-vida, em mais de 215 países e territórios. Conta com clientes individuais, pequenas, médias e grandes empresas, incluindo multinacionais. O grupo foi fundado em 1872 e está sedeado em Zurique, na Suíça.
A Zurich Portugal faz parte do Grupo Zurich e está presente no país desde 1918.

 

Foto: Zurich