2.021 atos para o bem em 2021

A Procter & Gamble (P&G) acaba de anunciar o compromisso de praticar 2.021 atos para o bem em 2021, iniciando assim um plano de doações, com a oferta de produtos de saúde, higiene e limpeza, equipamentos de proteção individual e um apoio financeiro no valor de dezenas de milhões de euros, como parte dos esforços para atenuar os efeitos da Covid-19.

Estes atos para o bem representam o próximo capítulo da iniciativa «Lead With Love», uma campanha da P&G virada para o consumidor, que inclui um apelo à ação para fazer de 2021 o ano em que todos se unem para fazer mais e melhor – pelas comunidades, pela igualdade e pelo planeta. A P&G revela este projeto através da um novo vídeo, intitulado «Emotions”», que destaca as oito emoções com que os seres humanos nascem e por que é que o amor é a mais poderosa de todas.

David Taylor, chairman, presidente e chief executive officer (CEO) da P&G, assinala: «Na P&G acreditamos que temos uma responsabilidade para com a sociedade e continuaremos a usar o nosso alcance e os nossos recursos para ser uma força para o bem e uma força para o crescimento. À medida que caminhamos para 2021, a P&G compromete-se a liderar através de atos para o bem que terão um impacto duradouro e positivo nas pessoas e nas comunidades de todo o mundo.»

A P&G está a mobilizar o poder e o alcance das suas marcas de confiança para alcançar o seu compromisso de praticar 2.021 atos para o bem. Estas ações incluirão novos programas que serão anunciados ao longo do ano, bem como projetos antigos que terão novos impactos em 2021. Por exemplo:

– Com o início do novo ano, a P&G e as suas marcas vão proporcionar um apoio adicional ao já dado em 2020 a organizações sem fins lucrativos em todo o mundo (como por exemplo a Cruz Vermelha e a Entrajuda, em Portugal). Este apoio vai concretizar-se através da oferta de produtos e de ajuda monetária que permitirá o fornecimento de materiais de proteção individual a comunidades carenciadas. Além disso, também permitirá às organizações parceiras apoiarem os profissionais de saúde na linha de frente e os primeiros-socorros que prestam atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, em condições cada vez mais difíceis, devido ao forte aumento na transmissão e hospitalizações por Covid-19 por todo o mundo.

– A marca Dodot continuará o seu compromisso de oferecer a cada bebé o melhor início de vida. A pensar em todos os bebés que nascem antes do tempo, tem e continuará a ter uma parceria com a XXS para fazer chegar aos hospitais portugueses as suas fraldas mais pequenas – Dodot Sensitive Prematuro –, que foram desenvolvidas a pensar nas necessidades dos recém-nascidos que precisam de permanecer internados nas unidades de cuidados intensivos neonatais. Feitas sem fragrâncias ou elásticos, e por isso mais suaves, são recomendadas para prematuros extremos, com um peso mais baixo, icterícia, complicações em diferentes órgãos ainda imaturos, problemas gastrointestinais e pele muito fina e sensível.

– Reconhecendo que o período menstrual não acaba durante as pandemias, a marca Evax e a sua marca-irmã Always já doaram mais de 40 milhões de produtos de higiene feminina em resposta à Covid-19. Em 2021, a marca continuará o seu premiado projeto #EndPeriodPoverty e o seu programa global, com mais de 30 anos, intitulado «Educação para a Puberdade e para a Confiança», que atinge anualmente mais de 18 milhões de crianças, pais e professores, dando aos jovens o conhecimento de que necessitam para atravessarem a puberdade com confiança. E porque a igualdade é uma prioridade para a marca, Evax continuará a promover também em Portugal a campanha «InspirA-te», que através de exemplos de mulheres inspiradoras pretende mostrar que todas as meninas podem sonhar por um futuro sem estereótipos de género associados às escolhas profissionais.

– A marca Ausonia continuará a promover a sensibilização e a investigação ligada ao cancro da mama, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, através do financiamento de trabalhos académicos/ científicos neste âmbito.

– A marca Pantene continuará a usar a sua voz para acabar com preconceitos culturais e/ ou sociais criados em torno do cabelo, que impedem as pessoas de expressar a sua verdadeira identidade, desde o projeto #HairHasNoGender, na Europa e no Canadá, ao #HairWeGo, no Japão. Além da igualdade e da inclusão, a marca também está empenhada em reduzir a sua pegada ecológica, tendo incluído nas suas operações o fornecimento de produtos com melhor eficiência hídrica e a criação de inovadores produtos sem água para ajudar a preservar e a proteger os recursos naturais. Além disso, em 2021 vão chegar a Portugal novas embalagens reutilizáveis para os produtos P&G de cuidados de cabelo (h&s, Herbal Essences, Aussie e Pantene): graças a uma embalagem feita 100% de alumínio, os consumidores podem reutilizar o recipiente enchendo-o novamente com as recargas vendidas pelas marcas, recicláveis e feitas com menos 60% de plástico do que o habitual.

Marc Pritchard, chief brand officer (CBO) na P&G, comenta: «O ano de 2020 trouxe maior clareza sobre o que importa verdadeiramente e acerca do papel que as empresas e marcas devem desempenhar na sociedade. Através da nossa publicidade, que chega a milhões de pessoas em todo o mundo, optámos por usar a voz da P&G e das nossas marcas para iniciar diálogos, abrir corações e inspirar pessoas de toda a parte a agir e a liderar com amor.»

De assinalar que ao longo de mais de 180 anos a P&G tem apoiado sempre comunidades e consumidores nos desafios mais inesperados – um apoio que se intensificou em 2020 para aliviar os efeitos da Covid-19 e para o desenvolvimento de projetos ligados à igualdade e ao meio ambiente. Além de este ano ter doado dezenas de milhões de euros em fundos, produtos e apoio para o combate à Covid-19, a P&G estabeleceu o fundo Take On Race – continuando a sua série de vídeos, tais como «The Choice», que chamou a atenção para a desigualdade – e alcançou vários objetivos de sustentabilidade importantes, incluindo o envio de zero resíduos de produção para aterros em fábricas da P&G de todo o mundo. A P&G anunciou também uma aceleração das suas ações climáticas através de «It’s Our Home», o seu mais recente compromisso climático de ser neutra em carbono ao longo da próxima década. Sob os esforços da campanha «Lead With Love», a P&G aumentará ainda mais o alcance e o impacto de ações positivas para as comunidades, a igualdade e o meio ambiente.

De referir que ao longo dos últimos 181 anos a P&G tem-se dedicado a criar marcas de grande valor e a ajudar pessoas de todo o mundo a fazer com que cada dia seja um dia extraordinário. O seu portefólio de marcas inclui: AmbiPur, Ausonia, Aussie, Braun, Clearblue, Dodot, Evax, Fairy, Gillette, Gillette Venus, h&s, Herbal Essences, Lenor Unstoppables, Olay, Oral-B, Pantene, Swiffer, Tampax e Viakal.

Vídeo «Emotions», da P&G, abaixo.