Quidgest vai formar 250 pessoas em engenharia de software

A Quidgest, empresa multinacional de software sedeada em Lisboa, vai reforçar o conhecimento nacional em engenharia de software ao formar mais 250 pessoas durante o ano de 2021.

A missão da academia da tecnológica é diminuir o défice de profissionais qualificados em engenharia de software em Portugal, requalificar talento e dotar as empresas de tecnologias duradouras e híper-ágeis que permitam um ajuste eficaz às necessidades dos seus públicos-alvo e a rápida criação de novos produtos e serviços.

Os conceitos e as competências que giram em torno do Genio, plataforma de geração automática de código assente em modelação e inteligência artificial, serão o foco das formações, que podem começar em apenas 40 horas (nível um), mas que se podem estender até às 120 horas (nível três), dependendo do perfil e dos objetivos dos formandos.

O nível um já habilita os formandos com sucesso a serem full stack developers. Devido à natureza da plataforma, os utilizadores da plataforma Genio conseguirão desenvolver software através da modelação e não do código manual, uma característica que lhes permite ser 100 vezes mais rápidos do que os programadores comuns. É igualmente importante referir que ficam aptos para conceber os sistemas que movem organizações e sociedades e dotados de conhecimento à prova das incertezas do futuro.

A iniciativa da Quidgest destina-se, assim, a vários grupos-alvo: entre eles, empresários, gestores ou potenciais empreendedores que queiram desenvolver os seus próprios negócios de forma audaz e sem dependência de conhecimento de terceiros, pessoas que tenham visto as suas funções reduzidas nos últimos meses e queiram iniciar uma nova carreira a desenvolver tecnologia e colaboradores e líderes de empresas que desejam desenvolver as suas próprias soluções de base tecnológica de forma rápida e eficiente.

Após o curso intensivo, os formandos contarão com três principais oportunidades de emprego: trabalhar para as várias áreas de negócio da Quidgest a desenvolver tecnologia, ou para um dos clientes e parceiros do ecossistema Genio, que vão desde consultoras internacionais a organismos públicos, ou a desenvolver os próprios negócios e contar com o apoio da Quidgest.

Sara Inácio, innovation manager da Quidgest e responsável pela Quidgest Academy, refere: «Os últimos meses comprovaram duas necessidades: a importância de as empresas terem soluções de base digital ágeis e a relevância de requalificarmos pessoas para áreas de trabalho mais estáveis. Vamos ao encontro destas duas necessidades com esta formação, ao mesmo tempo que impulsionamos os gestores e aspirantes a empreendedores a criarem os seus próprios negócios e a gerarem emprego.»

Não é necessário ter formação prévia na área da tecnologia, mas conhecimentos de gestão de base de dados e programação facilitarão a consolidação de conhecimentos. Acrescente-se ainda a importância de os formandos serem resilientes, procurarem estar em constante crescimento e terem vontade de superar novos desafios.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através da página oficial da Quidgest Academy, aqui.

Os participantes que possam estar indecisos sobre a formação que melhor se adequa ao seu perfil podem preencher o formulário de apoio da Quidgest Academy aqui.

Plataforma Genio aqui.