Ana Teresa Penim fala sobre a ferramenta Winner Game em team coaching

Numa iniciativa que começou a 3 de abril de 2020, a «human» partilha uma série de vídeos de curta duração sobre coaching, team coaching e mentoring, com o objetivo de oferecer reflexões, ferramentas e experiências que possam inspirar para a prática profissional enquanto coach, team coach, mentor, líder ou profissional de recursos humanos. Os vídeos são partilhados a cada semana, à quarta-feira.

Trata-se de vídeos da autoria de Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, e membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council (EMCC), da ASESCO Asociación Española de Coaching. Ana Teresa Penim e João Alberto Catalão são autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros. São ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.

 

Vídeo 52: Team coaching – Winner Game/ Pensamento Contrafatual, por Ana Teresa Penim

As equipas enfrentam, frequentemente, situações para as quais necessitam de uma explicação. A proposição contrafatual do tipo «se… então…» integra uma natureza causal que pode ser descrita como a moldura da situação integradora de vários fatores relacionados entre si, como a identificação das causas e das condições facilitadoras. A teoria do Pensamento Contrafatual dá suporte à ferramenta Winner Game. Assim, em team coaching, o Winner Game promove a flexibilidade mental da equipa através da criação de novos cenários, assentes no «e se…», estimulando a equipa a pensar em novas possibilidades, bem como a evitar a recorrência de resultados indesejados.