2020: um ano essencialmente de pessoas

2020 foi um ano de desafios para a Intelcia, não só pelo impacto da pandemia mas também pela integração de equipas, num período crítico que todos nós conhecemos.

Texto: Carla Marques

 

Integrámos mais de 4.000 colaboradores de diferentes organizações, projetos e regiões de Portugal, onde a nossa principal preocupação foi o seu acompanhamento, a segurança e o bem-estar.

A primeira integração, de aproximadamente 2.000 colaboradores, ocorreu no dia 16 de março. Tínhamos um plano de integração perfeitamente detalhado para cada uma das áreas, que tivemos que rapidamente adaptar à realidade da pandemia, pois nessa altura era tudo imprevisível e desconhecido. Foi uma prova de fogo para os nossos líderes. A capacidade de adaptação, de resiliência e de gestão na ambiguidade foram fatores críticos de sucesso.

O principal desafio foi, sem dúvida, integrar estes colaboradores e, num curto espaço de tempo, colocá-los em teletrabalho, sem a possibilidade de conhecer presencialmente as equipas. Isto foi, de facto, uma prova de que o ser humano tem uma grande capacidade de se adaptar às diferentes situações. Vivíamos numa realidade em que era perentório decidir com algum risco sem ter toda a informação, em que o ritmo dos acontecimentos era extremamente rápido e se vivia de forma intensa e apreensiva.

No final do ano integrámos mais cerca de 2.000 colaboradores, e nesse momento, com a experiência das adversidades da realidade que vivemos, o processo foi conduzido com maior tranquilidade. Já estávamos todos preparados para este desafio.

Com a integração de 4.000 pessoas, em apenas oito meses, a nossa preocupação durante a pandemia foi conhecer os novos colegas e integrá-los na nossa cultura. Para a Intelcia, o sucesso de uma empresa vai muito além do seu desempenho financeiro. Esta é uma convicção que está no nosso ADN: centrarmos o nosso foco no ser humano e na riqueza da sua diversidade.

Para nós é fundamental contribuir para o crescimento e a evolução de cada colaborador no seu percurso na Intelcia. É por isso que fazemos questão de garantir a cada um dos nossos colaboradores um ambiente de trabalho agradável, valorizando os seus talentos e as suas performances. Sendo as pessoas o nosso principal foco, desenvolvemos a nossa cultura com o objetivo de que se sintam «Proud to be In» e transfiram esta cultura nas suas interações com os nossos clientes.

O sucesso deste crescimento foi possível devido à entrega e ao compromisso dos nossos líderes, que estiveram sempre no terreno com as equipas e operações, para garantir a continuidade das mesmas.

Consideramos que são estes momentos desconhecidos na gestão que fortalecem as lideranças, pois também as preparam para o mundo das organizações, que cada vez mais é ambíguo e exigente.

O ano de 2021 não vai ser diferente. Acreditamos que as nossas pessoas vão fazer a diferença para os desafios que se avizinham, e por isso em 2021 continuaremos a ter um ano essencialmente de pessoas.

 

 

»»»» Carla Marques é country manager da Intelcia em Portugal